jul
18
Postado em 18-07-2019
Arquivado em (Artigos) por vitor em 18-07-2019 00:27
 
DO  G1-Jornal Nacional/O Globo

 

Durante os seis meses na presidência rotativa, o governo brasileiro vai defender a redução da tarifa externa comum e espera fechar novos acordos comerciais.

Por Jornal Nacional

Na Argentina, Bolsonaro assume presidência rotativa do Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro esteve nesta quarta-feira (17) na Argentina, onde assumiu a presidência temporária do Mercosul.

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Santa Fé no fim da manhã para participar de uma cúpula do Mercosul, que ainda repercutia o acordo de livre comércio fechado com a União Europeia e os próximos passos para sua entrada em vigor.

Na sessão plenária, recebeu do presidente argentino, Maurício Macri, a presidência rotativa do bloco.

Durante os seis meses de presidência rotativa, o governo brasileiro vai defender a redução da chamada tarifa externa comum, que é a taxa cobrada por todos os integrantes do bloco para importar produtos de fora do Mercosul. O governo brasileiro também espera fechar novos acordos comerciais, por exemplo, com o bloco Efta, a associação europeia de livre comércio, formada por países como Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein.

“A minha primeira participação é essa no Mercosul. Quero aproveitar a ocasião para firmar o compromisso do meu governo com a modernização e abertura do nosso bloco, fazendo dele um instrumento de comércio com o mundo sem o viés ideológico”, disse Bolsonaro.

O presidente também defendeu mudanças na dinâmica interna do bloco.

“Trabalharemos para finalmente incluir os automóveis e o açúcar na união aduaneira. Com outros parceiros, temos cada vez mais acordos que incluem esses setores. É injustificável que ainda não haja entendimento entre nós”.

Presidentes do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai anunciaram acordos como o fim da cobrança do roaming dentro do Mercosul, a taxa de deslocamento para telefones celulares, quando se está fora do país.

Be Sociable, Share!

Comentários

Lucas Ribeiro on 18 julho, 2019 at 18:21 #

regina on 18 julho, 2019 at 22:51 #

Lucas, dizem que nem “fritar hamburger” sabe, mentiu no currículo, o inglês não dá nem para o gasto e a amizade com Trump é balela, o laranja daqui diz e depois nega ao sabor dos seus interesses… vai lá só entregar o Brasil na bandeja!!!!


Cida Torneros on 19 julho, 2019 at 13:39 #

Regina, cada vez admiro mais você. Saudades, a coisa aqui tá preta, plagiando Chico. beijo


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos