Resultado de imagem para Janaína Paschoal no Valor Economico entrevista
Janaína, no Valor: eles não vão mudar, é a dinâmica da família…
Resultado de imagem para Mourão x Carlos Bolsonaro briga no governo
…Carlos Bolsonaro x Hamilton Mourão: choque de egos e de poder.

 

ARTIGO DA SEMANA

 

Janaína: jeito e força no conflito Mourão x Carlos Bolsonaro

Vitor Hugo Soares

A professora da USP e advogada especializada em Direito Penal, Janaína Paschoal, – deputada estadual eleita com mais de dois milhões de votos, para a Assembléia Legislativa de São Paulo – não cessa de surpreender, principalmente quando critica descaminhos de opositores, ou produz análises e autocríticas sobre seu próprio papel e a atuação de seus parceiros governistas. Esta semana, ao falar (em entrevista  ao jornal Valor Econômico)  sobre os riscos da expansão do explosivo choque de egos, e de poder, entre o enigmático vice presidente Hamilton Mourão e o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, referencial escudeiro do pai, no centro nevrálgico do mando atual),  ela mostrou porque faz jus a cada toque de seus eleitores na tecla “Confirmar”, na máquina eletrônica da Justiça Eleitoral no Brasil, conquistando seu mandato parlamentar de forma tão expressiva.

Ao responder à repórter Cristiane Agostine, e opinar sobre o assunto difícil e escorregadio, em cujas cascas de bananas, muitos derrapam (incluindo jornalistas), Janaina escolheu os melhores e mais convincentes caminhos: informações relevantes, isenção partidária, brilho intelectual e fala candente e articulado, cravejada de bom senso e bom humor, sem abandonar a firmeza de caráter e de princípios. Além disso, para este jornalista que vem de longe,  a parlamentar deixou claro que a política brasileira já conseguiu preencher o vazio de uma de suas mais antigas e melhores tradições. A de ter um líder regional com fala, visão e perspectiva nacional. À moda de Leonel Brizola, Carlos Lacerda e Miguel Arraes, para citar três exemplos emblemáticos que me ocorrem.

É admirável, em todo transcorrer da entrevista,  a percepção individual e política da parlamentar paulista, de que “jeito também é força”, como ensinava Ulysses Guimarães: Se vence obstáculos e antagonismos, é força. Suave na maneira, firme na coisa, no dizer do ditado romano. A toupeira quando encontra uma pedra em seu caminho, não podendo  escalá-la, não tem jeito para contorná-la. Morre ao sol, à fome ou à sanha dos inimigos.

Janaína enxerga em perspectiva (algo cada dia mais raro entre políticos e governantes brasileiros, já dizia Brizola em seu exílio no Uruguai), e alerta na entrevista: “Mourão é muito inteligente. Ele está percebendo que Carlos Bolsonaro está em uma situação emocional que precisa ser compreendida. Não está bem, tem reações exacerbadas. Eduardo Bolsonaro dá respaldo para proteger o irmão, que fica na mira. Eles não vão mudar, é a dinâmica da família. Não tem jeito. Os quatro anos vão ser assim. A gente é que vai ter que se acostumar. Mas não consigo ver nada por pa rte do vice que enseje tanta preocupação”. Na mosca!

Merece destaque outro aspecto relevante desta conversa jornalística da deputada mais votada do Brasil: o bom humor de dar inveja em tempo de tantas mágoas, ódios, agressões e revides de todo lado, no jogo de poder em andamento. A começar pela resposta sobre se está arrependida de não ter aceitado disputar o posto de vice na chapa do atual presidente: “Agradeço a Deus por não ter aceitado ser vice de Bolsonaro. Quem estaria no inferno que está o Mourão seria eu. Acha que estariam felizes comigo? Tenho certeza de que não… Tenho pena do Mourão, coitado! “
A arte da boa e relevante conversa ainda respira e resiste no jornalismo brasileiro. Viva a entrevistada, a entrevistadora e o jornal.

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitors.h@uol.com.br  

Be Sociable, Share!

Comentários

Vanderlei on 4 Maio, 2019 at 15:38 #

Gostei muito de sua análise e comentários sobre a entrevista da Deputada Janaína Pachoal. Da nova “safra” de políticos que apareceram, a Deputada Janaína, a meu ver , é a que melhor vem se conduzindo no cenário politico estadual e federal.


vitor on 4 Maio, 2019 at 20:03 #

Obrigado por seu comentário, Vanderlei. Janaína realmente se revela uma grande parlamentar e devemos saudar, como país, esta revelação.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Maio 2019
    S T Q Q S S D
    « abr    
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031