Por G1 BA

Destaques: celebrações da Semana Santa são mantidas após igreja pegar fogo em Monte Santo

Após um incêndio na igreja matriz de Monte Santo, a cerca de 360 quilômetros de Salvador, as comemorações da Semana Santa na cidade histórica da região de Canudos (cenário do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha)  foram mantidas, mas passam a ser realizadas na praça principal.

O incêndio na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, construída há mais de 200 anos, ocorreu na madrugada deste sábado (20). A imagem de Jesus Cristo que estava no altar da igreja ficou intacta.

De acordo com informações do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ordem Pública, Zeliomar Almeida, o fogo começou por volta das 3h. Segundo ele, inicialmente os moradores tentaram apagar as chamas e usaram carros-pipas.

 
Incêndio destrói parte da Igreja da Matriz de Monte Santo, na Bahia

Incêndio destrói parte da Igreja da Matriz de Monte Santo, na Bahia

Os voluntários também atuaram no início do incêndio com a retirada de bancos de madeira e imagens sacras. Ainda de acordo com Zeliomar, o fogo atingiu a sacristia, cortinas e o teto da igreja. Parte do material litúrgico foi destruído. Não tinha ninguém no templo religioso quando o incêndio começou.

 

Incêndio atinge igreja matriz de Monte Santo — Foto: Reprodução/TV Bahia Incêndio atinge igreja matriz de Monte Santo — Foto: Reprodução/TV Bahia

Incêndio atinge igreja matriz de Monte Santo — Foto: Reprodução/TV Bahia

Segundo o secretário, quando o fogo foi controlado, parte da igreja já havia sido destruída. Os bombeiros chegaram por volta das 7h30 deste sábado e fazem o rescaldo do incêndio para evitar que o fogo recomece.

A cidade de Monte Santo é distante da sede dos Bombeiros, que fica em Senhor do Bonfim, a 125 quilômetros do município.

A casa paroquial, onde mora o padre, fica ao lado da igreja, mas não foi atingida. O pároco, de prenome Mauro, acompanhou todo o trabalho de combate ao fogo. Na noite de sexta-feira (19), houve atividade religiosa no templo por causa das celebrações da Semana Santa.

O secretário informou ainda que os párocos da igreja vão registrar o incidente na delegacia e solicitar uma perícia para saber onde começou o fogo.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos