fev
13

Do Jornal do Brasil

 

O general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo de Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 12, que só dará explicações sobre acusações de espionagem de bispos à Câmara se for convocado. “Se fosse convidado, não. Se for convocado, sou obrigado a ir”, disse.

Deputados da oposição já falaram em levar o ministro para prestar explicações das atividades de inteligência sobre o chamado “clero progressista”. Como revelou o jornal O Estado de S. Paulo, o Planalto recebeu relatórios com detalhes das reuniões de preparação do Sínodo da Amazônia, que reunirá em Roma, em outubro, bispos de todos os continentes.

Macaque in the trees
General Heleno (Foto: Dida Sampaio/AE)

O governo quer conter o que considera um avanço da Igreja Católica na liderança da oposição. O alerta ao governo veio de informes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e dos comandos militares. Heleno nega espionagem.

“A preocupação com o Sínodo é uma preocupação real porque algumas pautas são de interesse da segurança nacional. Então acaba preocupando a Abin e o GSI, mas em nenhum momento (tem a ver com) espionar alguém, monitorar alguém, algo com essa conotação”, disse Heleno nesta terça. “Quem cuida da Amazônia brasileira é o Brasil, não tem que ter palpite de ONG estrangeira, de chefe de Estado estrangeiro. O Brasil não dá palpite no deserto do Saara, no Alaska.”

Na avaliação da equipe do presidente, a Igreja é uma tradicional aliada do PT e está se articulando para influenciar debates antes protagonizados pelo partido no interior do País e nas periferias.

Durante 23 dias, o Vaticano vai discutir a situação da Amazônia e tratar de temas considerados pelo governo brasileiro como uma “agenda da esquerda”. O debate irá abordar a situação de povos indígenas, mudanças climáticas provocadas por desmatamento e quilombolas. “Estamos preocupados e queremos neutralizar isso aí”, disse o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, que comanda a contraofensiva.

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 13 Fevereiro, 2019 at 15:11 #

Ah os bispos!

Afinal o que são estes senhores?
A quem servem?
Como conciliam seus egos, suas origens, seus votos de obediência ao Vaticano, com suas necessidades mundanas?
Vivem hoje sob a melancólica lembrança de seus tempos de fiéis apoiadores de Lula, o antes nunca visto?
Pulararam a penitência por esse ato lesivo aos cofres públicos?
Quanta prepotência, pretendem uma cruzada em nome de quem os desconhece e posam de vitimas por serem devidamente observados.
Queriam o que?
Assumirem em nome de Pedro o destino da Amazônia?

Triste paisagem, se descuidamos teremos uma guwrra santa pela frente.

Ah os bispos!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2019
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728