CRÔNICA MUSICAL

QUE PENA!

Gilson Nogueira

Um jornalista anuncia-me uma apresentação de João  Donato, neste final de semana, aqui, no Rio. Enquanto acabo de ler em um  folder colhido no Rio Sul   que Roberto Menescal vai se apresentar, amanhã,  com uma cantora ao seu lado, cujo nome não lembro.

No primeiro final de semana presidenciavelmente  Bolsonariano, em um parque da Cidade Maravilhosa, com entrada franca, o povo vai poder viajar nas asas da Bossa Nova,  sem pagar um centavo para sonhar acordado.  Já o show de Donato é pago, em um bar chamado Blue Note, na Lagoa. O criador do Barquinho e de outras relíquias sonoras como Donato, continua na ativa mostrando ao mundo e ao Infinito que o Rio está acima dos tiroteios que  sequestram o sono dos moradores das favelas e dos que residem próximos a elas. Os turistas confundem  os tiros com toque de batucada.

Pois é, Rio é Rio! Agora, com todas as suas mazelas, sonha em respirar novos ares, após a cadeira do governador acabar de ser ocupada por um novato na matéria. Há esperança no ar, além dos atobás, gaivotas e helicópteros. Os aviões passam longe. As chuvas de verão, eternizadas em sua magia pelo saudoso Tito Madi, chateiam. Mas, o Verão,  que é o parceiro da Bossa Nova, desde o tempo em que o capeta era menino, chegou para balançar os quadris da tristeza!   Está meio cabreiro, ainda. No dia em dia em que desembarquei no Tom Jobim, uma hora após Papai Noel viajar de volta para as estrelas,  ouvi, no início da  madrugada, um assobio, ao entrar, com minha mulher, no amarelinho. Era Garota de Ipanema! Mesmo fora do ritmo e com pinta de estar o assobiador com sono, veio-me à idéia de fazer o possível para  rever o Rio que conheci desde os anos de Luizinho Eça, Severino Filho, Durval Ferreira, Dick Farney, Ronaldo Boscoli, Chico Feitosa e outros cobras da BN.  Será difícil! O mundo mudou! Para pior! Reze uma Bossa, se possível!

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador da primeira hora do BP

Be Sociable, Share!

Comentários

Vanderlei on 5 Janeiro, 2019 at 13:04 #

Excelente! O Rio de Janeiro não perdeu sua magia, mesmo com tantos tiroteios. Nuca deixarei de visitar o Rio de Janeiro, o que faço desde minha infância, e isto faz muito tempo, pois sou do tempo do “Beco das Garrafas. A Bossa Nova sim é que foi se afastando um pouco do Rio, o que nunca deveria ter acontecido. A Bossa Nova se espalhou pelo mundo e chegamos a escutá-la, com diversos artistas estrangeiros e em diversos países, no entanto, sinto falta dela, a Bossa Nova, nas noites cariocas. A “alma” da Bossa Nova nunca deixou o Rio de Janeiro e evento como o de Roberto Menescal tem tudo para agradar ao povo e despertar novos talentos.


vitor on 5 Janeiro, 2019 at 19:21 #

Vanderlei

Maravilha de comentário, Vanderlei. Posso dizer mais que Gilson Nogueira, um dos maiores conhecedores e analistas de música brasileira e norte-americana no jornalismo baiano é da nossa turma, mineiro, você que virou também um amigo do peito do Bahia em Pauta. Gilson vive na ponte Salvador-Rio, cidades do coração. Com escalas, de vez em quando, na Carolina do Sul, de onde nos delicia no BP com o melhor do jazz e da canção americana. Viva.


Vanderlei on 6 Janeiro, 2019 at 22:54 #

Caros Vitor e Gilson, eu é que fico feliz em poder me tornar amigo do peito de vocês e muito agradecido de tamanha deferência. Também mineiro, de Juiz de Fora, desde 1968, resido em São Paulo, mas sou brasileiro, como vocês, de todo o Brasil, tendo inclusive feito alguns trabalhos na maravilhosa cidade de Salvador, que pra mim também é inesquecível, pois consegui ótimos amigos e sempre me deliciei com as coisas boas da Bahia e de toda a beleza de Salvador. Em fevereiro, novamente, aportarei em Salvador, acho que por um dia, numa viagem de navio com minha família. Vocês dois formam uma “dupla musical” incrível, pois só no Bahia em Pauta, consigo ouvir músicas do Brasil e do mundo de extrema qualidade. Músicas selecionadas com muito bom gosto, conhecimento musical e carinho para com os leitores. Estamos no mesmo barco, e portanto, temos a obrigação de ajudar o Brasil ser um país melhor, independentemente de quem esteja no poder, e é o que sinto na proposta do blog: Bahia em Pauta.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2019
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031