Artigo publicado na Tribuna da Bahia em 04/10/18, que o Bahia em Pauta reproduz, nesta sexta-feira, 5, antevéspera das eleições gerais no Brasil, em seu primeiro turno. E cuja leitura e reflexão o BP recomenda. Vivamente. (Vitor Hugo Soares, editor).

======================================================

Resultado de imagem para Joaci Góes Academia de Letras da Bahia

 

Dos males o menor

Joaci Góes

 

Ao amado filho Alex Góes, para ajudá-lo em sua escolha de Sofia.
A três dias das eleições, a percepção geral é que o pleito presidencial será disputado pelos candidatos Bolsonaro e Haddad, se não ocorrer a possível, ainda que improvável, vitória do Capitão, já no primeiro turno.
É de Victor Hugo o aforismo segundo o qual “mais poderosa do que todos os exércitos do mundo é uma ideia ajustada ao seu tempo”. A força de Bolsonaro advém menos de suas qualidades intrínsecas e mais do seu desabrido antagonismo às ideias atrasadas e práticas corruptas e corruptoras que fazem do PT o partido político que protagonizou a pior administração de que se tem notícia, quando medidas populistas foram usadas como escudo para legitimar o maior assalto ao Erário da história da humanidade, com apoio explícito de significativa parcela da população imbecilizada, espero que momentaneamente, no mais escabroso caso de síndrome de Estocolmo coletiva, a serviço de espertalhões anéticos que contam, também, com inocentes úteis, a exemplo de intelectuais de meia tigela, dominados por invencível inveja derivada do sentimento da incapacidade de sobreviver em ambiente competitivo, como exposto por intelectuais do calibre de Ralf Dahrendorf, William Bartley, Helmut Schoeck, Miguel de Unamuno, José Ortega Y Gasset, Gonzalo Fernández de La Mora, Sören Kierkegaard, Eugène Raiga, dentre outros.
O uso diabolicamente eficaz do método preconizado pelo pensador italiano Antonio Gramsci alcançou o propósito de bloquear a sensibilidade moral de expressiva parcela da população brasileira, conivente com o crime de genocídio embutido no roubo de recursos de significado fundamental para a qualidade de vida e longevidade das pessoas. É absolutamente inédito na história dos povos o exemplo que o Brasil hoje protagoniza, em que parte da população tem como grande líder um notório assaltante dos cofres públicos, além de haver destinado, a fundo perdido, em favor de países bolivarianos, recursos que deveriam ter sido utilizados na construção do acesso a saneamento básico aos mais de cem milhões de brasileiros que, em consequência dessa carência, têm sua expectativa de vida enormemente reduzida, como tão bem demonstrado na pesquisa de campo realizada pela Fundação Trata Brasil, conduzida por Denise Kronemberger, bem como no Relatório da Oxfam, intitulado A diferença que nos une, em que se demonstra que as pessoas que vivem no bairro popular Tiradentes, sem acesso a saneamento básico, da capital de São Paulo, têm 54 anos como expectativa de vida, contra 79 anos dos que vivem no bem assistido bairro de Higienópolis, na mesma cidade.
Para tranquilidade geral da Nação, o PT não passará, evitando-se uma verdadeira tragédia nacional. O preço disso é a escolha de Sofia, entre submeter-se, bovinamente, a ver o Brasil sendo levado ao miserável destino da Venezuela ou eleger um candidato que desperta, simultaneamente, grande entusiasmo e antagonismo em expressivas parcelas da população. Uma improvável eleição de Haddad resultaria na ruptura de nosso incipiente processo democrático.
Sofro muito quando escuto pessoas que integram meu universo afetivo sustentarem que os processos que Lula responde são injustos, engendrados por forças que se opõem à ascensão das massas. Neste domingo, votarei em Geraldo Alckmin, o melhor entre os candidatos que concorrem nestas eleições, alguns excelentes nomes, como Álvaro Dias, Ciro, Marina, Meirelles e Amoedo, todos aptos a governar o País.
Sobre as restrições opostas ao candidato Jair Bolsonaro, tenho a dizer que numa imaginária eleição entre Lula e Fernandinho Beira-Mar, não teria a menor dúvida em cravar o nome do último, obediente ao princípio universal que orienta nas escolhas de Sofia optar pelo menor dos males.

Joaci Góes

Be Sociable, Share!

Comentários

Daniel on 5 outubro, 2018 at 11:13 #

Entre Brasil e Venezuela, eu aposto no Brasil!


rosane santana on 5 outubro, 2018 at 11:45 #

As viúvas do PSDB no campo empresarial, desde a ascensão do lulismo, em 2002, vislumbram grandes oportunidades com a eleição de Bolsonaro e trabalham ardorosamente por ela. Escrúpulos às favas! La dolce vita é o que importa. Assustador é o andar de baixo, com gente que foi importunada pela ditadura, identificar-se com sua liderança.


rosane santana on 5 outubro, 2018 at 12:26 #

Acrescente-se: a história do enriquecimento de Joaci Góes, até muito recentemente amigo do peito de Geddel Vieira Lima, não tem nada de edificante. A Bahia bem informada conhece.


rosane santana on 5 outubro, 2018 at 12:41 #

Para refrescar a memória: por intermédio do amigo Geddel Vieira Lima, Chefe da Casa Civil do Governo Temer, Joaci foi à Brasília conversar com o presidente, nos primeiros dias do seu governo. Na pauta, a possibilidade de assumir um ministério. Mas foi atropelado por forças ocultas. O PSDB da Bahia não quer ver a sua sombra.


rosane santana on 5 outubro, 2018 at 12:42 #

Mas o governo do Bolsonaro será pasto para essa gente. não supreenderá se negarem, para tanto, a ditadura e a tortura.


Lucas Ribeiro on 5 outubro, 2018 at 16:08 #

“Acrescente-se: a história do enriquecimento de Joaci Góes, até muito recentemente amigo do peito de Geddel Vieira Lima, não tem nada de edificante. A Bahia bem informada conhece”.
“E cuja leitura e reflexão o BP recomenda”?????????????Pera aí, algo deveria ser esclarecido sobre a forte acusação acima e a recomendação!!!!


Vanderlei on 5 outubro, 2018 at 17:35 #

Bolsonaro, estando no congresso e não sendo um congressista destacado teve tempo para observar a atuação de seus pares, bem como observar a realidade brasileira e traçar o cenário politico eleitoral de 2018. Ele é o politico que realmente entendeu NO PASSADO O FUTURO DAS ELEIÇÕES DE 2018. E O POVO O ESTÁ ADOTANDO!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2018
    S T Q Q S S D
    « set    
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031