Resultado de imagem para Sergio Moro em Salvador abre simposio de combate à corrupção
Em Salvador, juiz Sergio Moro recebe Medalha Tiradentes na abertura
do simpósio de combate à corrupção…
Resultado de imagem para Haddad visita com Rui Costa a Senzala do Barro Preto em Salvador
… e Haddad, com Rui Costa, faz caminhada no Curuzu.

ARTIGO DA SEMANA

 

Haddad e Moro no Nordeste: estepe de Lula e juiz da Lava Jato em Salvador

Vitor Hugo Soares

Mandado ao Nordeste pelo ex-presidente Lula – ora preso na sede da PF em Curitiba, cumprindo pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad madrugou em Salvador na segunda-feira (20) . O candidato a vice na chapa do PT  à Presidência da República, (cabeça no caso provável do chefe e líder das pesquisas, ser impedido, pela Justiça Eleitoral, de disputar as eleições) chegou em missão de reconhecimento de terreno político e marketing eleitoral.

O emissário de Lula apareceu no meio do fogo três dias antes de também aportar na cidade o juiz condutor da Lava Jato, Sérgio Moro, para participar, da abertura e debates do III Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, promovido pela secção baiana da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal. Mas vamos por parte, para não perder o rumo nem me desguiar.

Horas depois, na capital administrada pelo prefeito ACM Neto (DEM), presidente nacional de seu partido e um dos coordenadores da campanha do tucano Geraldo Alckmin, o enviado de Lula começou a cumprir a tarefa recebida no Paraná. Primeiro em reunião fechada (em hotel de luxo, no bairro Itaigara ) , com a cúpula petista que manda na Bahia, atualmente, a começar pelo governador Rui Costa, candidato à reeleição, e Jaques Wagner, antes apontado como Plano B , mas que concorre, (com quase certeza de vitória, segundo pesquisas) a uma das duas vagas do estado ao Senado.

Depois foi à caminhada no bairro popular da Liberdade, encerrada com visita à Senzala do Barro Preto, no Curuzu. Terreiro da falecida Mãe Hilda, berço e sede do Ylê Ayiê, ponto de partida, na Bahia, da campanha nacional vencedora de Lula, em 2002.  Haddad esteve sempre sob olhos vigilantes e desconfiados dos companheiros de partido e aliados locais, mas sob as asas do governador Rui Costa. Este, sorrindo à toa e navegando em céu de brigadeiro. Na pesquisa Ibope/Globo/TV Bahia (da família ACM ) ele dispara com 50% dos votos  na preferência do eleitorado baiano. Em segundo lugar aparece o candidato do DEM, José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana, que patina na pesquisa com míseros 8% do maior colégio eleitoral nordestino.< /span>

Cercado de propagandistas do petismo estadual, o escolhido de Lula, cumpriu no “bairro negro”, ao lado de Rui Costa (que nasceu ali), o mais tradicional roteiro marqueteiro local – visita, caminhada e comício no histórico reduto popular e termômetro político soteropolitano. Preso, Lula começa assim a testar, no Nordeste, a partir da Bahia, estrategicamente, a sua cartada mais difícil e arriscada: tentar transferir os votos, que as pesquisas mais recentes lhe atribuem de sobra, para o estepe Haddad.

Quase não sobrou espaço para falar do reboliço da passagem do juiz Sérgio Moro por Salvador, a convite dos delegados da PF, que o homenagearam com a entrega da Medalha Tiradentes, na abertura do III Simpósio Nacional de Combate à Corrupção. Sem citar nomes, condenou soluções autoritárias para punir corruptos e corruptores. “Os que pedem intervenção militar no país, são resultado da desilusão da sociedade com a política”, disse o juiz do Paraná. Efusivamente aplaudido pelos participantes do simpósio e público com idade que lotou a sala de cinema no shopping onde Moro falou na Bahia. Incluindo o prefeito da capital, ACM Neto, presente e batendo palmas.  

Vitor Hugo Soares, jornalista, é editor do site blog Bahia em Pauta.E-mail: vitor_soares1@terra.com.br   

 

Be Sociable, Share!

Comentários

Daniel on 25 agosto, 2018 at 1:19 #

Duas notas:

1. Será que haverá punição para movimentos ligados ao petismo que realizaram manifestações ilegais contra Sergio Moro, justamente aquele que – vejam que sacrilégio – ousou condenar o messias do partido?

2. Quantos votos o Sr Ruim Costa terá perdido com esse evento ao lado do desastroso ex- prefeito de SP, Haddad? Outro desses e, ouso dizer, perde até para o candidato do PSTU…


luiz alfredo motta fontana on 25 agosto, 2018 at 16:27 #

Caro VHS!

Aqui
Deste canto
Meio incrédulo
Meio espantado
Anoto
Em letras fúnebres
Que a Bahia ainda embala
Ainda carrega
Ainda sustenta
Wagner, o avarandado

VHS
Algum antropólogo
Ou arqueólogo
Munido de pesquisas
Capacitado para desvendar
Mistérios e assombrações
Talvez explique

A Bahia
Das pesquisas
Assombra
Ou
Por mal dos pecados
A poesia
Ficou cega e manca

Não é a toa
Que Gil
Perdeu a rosa e o sorvete
Trocou parque por palanque
Ficou aen régua
Longe do compasso

VHS
Melhor mesmo
É dizer como Caymmi
Não vou!!!

Tim Tim!!!

(


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos