Resultado de imagem para Zé Ronaldo e Rui Costa no cortejo do 2 de Julho

O batismo de Zé Ronaldo (com ACM Neto)

no desfile do 2 de Julho…

Resultado de imagem para Zé Ronaldo e Rui Costa no cortejo do 2 de Julho
…e Rui com Coronel no teste de rua do cortejo cívico.
3 dias atrá

ARTIGO DA SEMANA

Ciro e Boulos no cortejo do 2 de Julho: este inverno e “outros verões”

Vitor Hugo Soares

 

Mesmo com baixas consideráveis, de público e de políticos, na segunda-feira do jogo Brasil x México, o cortejo do 2 de Julho – data magna cívica dos baianos – esteve à altura de sua tradição, em Salvador: dividiu opiniões nas redes sociais, abriu polêmicas partidárias e desavenças ideológicas, e serviu de termômetro de popularidade de governantes e candidatos, locais e nacionais, uma praxe em anos de eleições, a exemplo deste 2018.  

No plano nacional, a festa sentiu falta de algumas figuraças e figurinhas carimbadas desfilando, entre acenos, aplausos ou apupos, atrás do carro do Caboclo e da Cabocla, por estreitas ruas históricas, apinhadas de gente, do bairro da Lapinha à Praça da Sé. Baixas de monta, a começar pelo ex-presidente Lula, recolhido numa cela da PF, em Curitiba. Antes da Lava Jato era habituée do desfile, acompanhado de vasta “corte de esquerda”. Faltou também Marina Silva, a verde candidata da Rede, que desta vez preferiu pregar em outras freguesias. Sem falar no senador e ex-presidenciável Aécio Neves, que ninguém sabe por onde anda, atualmente, a não ser quando é flagrado em algum encontro com o habitante atual do Palácio Jaburu. De Michel Temer nem é preciso falar, porque além de andar pouco pela Bahia, não é das figuras mais indicadas para testes de popularidade. “Corre o risco de ser vaiado e recusado até em festa de aniversário de boneca”, como ironizava Antônio Carlos Magalhães, no tempo que era quem mandava no cortejo. 

E uma ausência dolorosa, referencial e sentida nos espaços mais democráticos e de resistência simbolizados pelo 2 de Julho, das lutas baianas de independência. Refiro – me a Waldir Pires, ex-governador, ex-ministro, exilado pela ditadura militar, que morreu aos 91 anos, num hospital em Salvador, às vésperas do cortejo histórico no qual ele foi, por décadas, figura marcante e símbolo. 

Ainda assim, o cortejo levou às ruas as principais estrelas locais, neste ano de Copa e de caça ao voto. O esquentado governador Rui Costa (PT),em vôo de reeleição, ao lado do seu padrinho Jaques Wagner, candidato a senador, à frente nas pesquisas, na chapa governista. E do deputado Ângelo Coronel (PSD), presidente da Assembléia Legislativa, que recebeu do governador o mimo da segunda vaga para o Senado, mas rasteja em pífios 3% da preferência do eleitorado. Do lado oposto, ACM Neto, presidente nacional do DEM e prefeito bem avaliado da capital, seguia com o ex- prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), que disputa com Rui o Palácio de Ondina. E o deputado Jutahy Magalhães (PSDB), bem cotado candidato tucano para ficar com a segunda vaga baiana a senador.

O debate presidencial ficou por conta de dois pré-candidatos: Ciro Gomes (PDT), ora em salamaleques à  ACM Neto e seus democratas, ora em acenos para os petistas de Rui e Wagner. Com um pé estropiado, desistiu do desfile logo no início. E o espaço foi ocupado por Guilherme Boulos (PSOL), sem papas na língua. Zombou da proposta de Ciro, de uma composição de centro esquerda com a participação do DEM. “No nosso projeto não cabe aliança com golpistas. Me parece curioso gente (Ciro) vir falar de unidade apenas às vésperas das eleições. É preciso ver onde cada um estava no verão passado”, disparou, quando o cortejo subia a Ladeira do Pelô.
A Bahia já teve cortejos maiores e melhores no 2 de Julho, mas o deste ano não foi de se jogar fora. Quem diria!

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitor_soares1@terra.com.br

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • julho 2018
    S T Q Q S S D
    « jun    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031