Resultado de imagem para Pré-estreia em Salvador do Festival Varilux 2018

Resultado de imagem para Lucia Jacobina Bahia em Pauta

 

CINEMA/ PRIMEIRA CRÍTICA

 

Gala do Festival Varilux em Salvador

 

    Lucia Jacobina 

CINEMA/ PRIMEIRA CRÍTICA

 

Este ano, Salvador foi escolhida como a primeira cidade brasileira a estrear o Festival Varilux do Cinema Francês, trazendo as películas para a mostra acompanhadas de alguns de seus diretores e principais atores, o que aguçou a curiosidade e propiciou uma convivência com o mundo cinematográfico muito enriquecedora para os admiradores da sétima arte.

Na última segunda-feira, dia 04 de junho, o representante da Varilux no Brasil, o sr. Christian Boudier e uma delegação composta pelos diretores Nabil Ayouche e a atriz principal Miryam Touzani, do filme “Primavera em Casablanca”; o diretor Yannick Renier e a atriz ZitaHanrot, do filme “Carnívoras”; o diretor Fabien Gorgeat, do filme” O Poder de Diane”; e o ator Finnegan Oldfield de “Marvin”, aqui estiveram não somente para abrilhantar o importante evento, como também para debater com a platéia, após a exibição dessas quatro películas.

A passagem por Salvador dessa plêiade de artistas e diretores franceses, antes restrita ao do Rio de Janeiro e São Paulo, é muito bem-vinda, pela coincidência com o aniversário de 45 anos da Aliança Francesa, cuja comemoração ocorre este ano, tal como foi salientado pelo diretor da entidade, o sr. Mamadou Gaye.

Apesar de ter sido início de semana, a noite de abertura congregou nas dependências do Cine Glauber Rocha um expressivo número de convidados que incluiu cineastas locais, inclusive o francês Bernard Attal, radicado em nossa capital, artistas, jornalistas, cinéfilos franceses e baianos que têm nessas ocasiões uma oportunidade de assistir a filmes preocupados em apresentar o cotidiano do mundo francófono, na linha estabelecida pelo cinema europeu, de fugir dos efeitos especiais e do fantástico que caracterizam as produções hollywoodianas feitas para o público infanto-juvenil.

Essa mostra vem atender justamente ao público saudoso dos grandes mestres do cinema que estabeleceram com sua câmera uma linguagem peculiar responsável por agregar à indústria cinematográfica seu status de arte independente.

Finalmente o público poderá assistir, a partir de 07 a 20 deste mês de junho, a uma programação especial aberta ao público e que será exibida no próprio Cine Itau Glauber Rocha, onde se deu a estreia, e também no Circuito Sala de Arte, que engloba o Cinema da Ufba, o Cinema do Museu e o Cine PaseoItaigara.

Essa iniciativa conta com o patrocínio de várias entidades francesas e brasileiras, entre as quais se incluem a Aliança Francesa de Salvador e o Consulado Honorário da França na Bahia.

Agora é só prestar atenção à programação diária de cada sala para não perder a oportunidade de assistir aos filmes.

Lúcia Leão Jacobina Mesquita é ensaísta e autora de “Aventura da Palavra”.

 

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2018
    S T Q Q S S D
    « maio    
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930