Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (30) aponta que 55% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras. Ainda segundo a consulta, 74% afirmam que a estatal não deveria ser vendida para grupos estrangeiros em hipótese alguma.  

O Datafolha aponta ainda que 30% apoiam a privatização, e só 17% admitem que ela seja vendida a estrangeiros. Outros 13% não souberam opinar sobre a privatização, e 8% sobre o controle estrangeiro. São indiferentes, respectivamente nesses itens, 2% e 1%.

Ainda segundo a pesquisa, os tucanos se dividem: 49% são contra, mas 48% a favor de vender a petroleira. Já os petistas mantém sua posição estatista: 64% não aceitam a privatização, contra 28% que sim.

Foram entrevistados 1.500 adultos na terça (29), em todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.  

Be Sociable, Share!

Comentários

Vanderlei on 31 Maio, 2018 at 12:56 #

A raiz do problema é que não temos empresas ESTATAIS. Temos sim empresas GOVERNAMENTAIS. E segundo o Observatório das Estatais da Fundação Getúlio Vargas, hoje, temos um total de 438 empresas “governamentais”, sendo que 144 seriam da União. Só para dar um exemplo, como sempre nos EUA , a meca do capitalismo, lá também existem diversas estatais e em diversos setores da economia. Só que lá elas pertencem ao ESTADO e não aos governos, que são trocados a cada 4 anos, e muito menos ainda pertencem aos sindicatos, partidos políticos, políticos e “coronéis”.
Isto sim é fundamental para a organização administrativa e econômica do país. Enquanto perdurarem essas empresas governamentais no país, o Brasil não terá nenhum progresso. Primeiro temos de realmente transformá-las em Estatais (que atendam os objetivos do ESTADO BRASILEIRO) para depois sim pensarmos se valem ou não privatizá-las.


Taciano Lemos de Carvalho on 31 Maio, 2018 at 18:16 #

O petróleo, infelizmente, não é mais nosso. Vendido por alguns centavos às grandes petroleiras estrangeiras, “nosso” petróleo pertence de fato à banca. E como pertence à banca? Desse jeito aí adiante.

“A banca usa este poder para concentrar todos os ganhos da economia no sistema financeiro. Por isso, quando o prezado leitor vê o emblema da BP (British Petroleum) ou da Exxon, não está diante de uma petroleira mais de um braço de uma financeira.

A BP, ex empresa estatal, tem em cinco financeiras seus principais acionistas: Barrow Hanley Mewhinney and Strauss, State Street Corporation, Dimensional Fund Advisors, Franklin Advisers Inc. e Wellington Management Company, a quinta maior acionista da BP.

A Exxon já foi da família Rockefeller, hoje seu principal acionista é The Vanguard Group Inc.”


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos