Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (30) aponta que 55% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras. Ainda segundo a consulta, 74% afirmam que a estatal não deveria ser vendida para grupos estrangeiros em hipótese alguma. Â
O Datafolha aponta ainda que 30% apoiam a privatização, e só 17% admitem que ela seja vendida a estrangeiros. Outros 13% não souberam opinar sobre a privatização, e 8% sobre o controle estrangeiro. São indiferentes, respectivamente nesses itens, 2% e 1%.
Ainda segundo a pesquisa, os tucanos se dividem: 49% são contra, mas 48% a favor de vender a petroleira. Já os petistas mantém sua posição estatista: 64% não aceitam a privatização, contra 28% que sim.
Foram entrevistados 1.500 adultos na terça (29), em todas as regiões do paÃs. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Â
A raiz do problema é que não temos empresas ESTATAIS. Temos sim empresas GOVERNAMENTAIS. E segundo o Observatório das Estatais da Fundação Getúlio Vargas, hoje, temos um total de 438 empresas “governamentais”, sendo que 144 seriam da União. Só para dar um exemplo, como sempre nos EUA , a meca do capitalismo, lá também existem diversas estatais e em diversos setores da economia. Só que lá elas pertencem ao ESTADO e não aos governos, que são trocados a cada 4 anos, e muito menos ainda pertencem aos sindicatos, partidos polÃticos, polÃticos e “coronéis”.
Isto sim é fundamental para a organização administrativa e econômica do paÃs. Enquanto perdurarem essas empresas governamentais no paÃs, o Brasil não terá nenhum progresso. Primeiro temos de realmente transformá-las em Estatais (que atendam os objetivos do ESTADO BRASILEIRO) para depois sim pensarmos se valem ou não privatizá-las.
O petróleo, infelizmente, não é mais nosso. Vendido por alguns centavos à s grandes petroleiras estrangeiras, “nosso” petróleo pertence de fato à banca. E como pertence à banca? Desse jeito aà adiante.
“A banca usa este poder para concentrar todos os ganhos da economia no sistema financeiro. Por isso, quando o prezado leitor vê o emblema da BP (British Petroleum) ou da Exxon, não está diante de uma petroleira mais de um braço de uma financeira.
A BP, ex empresa estatal, tem em cinco financeiras seus principais acionistas: Barrow Hanley Mewhinney and Strauss, State Street Corporation, Dimensional Fund Advisors, Franklin Advisers Inc. e Wellington Management Company, a quinta maior acionista da BP.
A Exxon já foi da famÃlia Rockefeller, hoje seu principal acionista é The Vanguard Group Inc.”