Balada de um croata na beira do Douro
Janio Ferreira Soares
Um forte cheiro de café vem pela retaguarda e instintivamente viro o pescoço, quase como uma Linda Blair dando aquele 360 graus diante de Max Von Sydow tentando expulsar o diabo que a possuía em O Exorcista. Não demora e um senhor surge com um carrinho e a tal garrafa térmica que quase me causa um torcicolo, além de salgadinhos e cervejas. Mais animados ainda, os germânicos acrescentam à algazarra um festival de arrotos, o que provoca a fuga de duas senhorinhas portuguesas para o vagão vizinho. Ao vê-las saindo eles cantam o que parece ser uma provocação alemã, tipo: “onde será?, onde será?, que as velhinhas vão sentar!”.
Janio Ferreira Soares, cronista, é secretário de Cultura de Paulo Afonso, na margem baiana do Rio São Francisco
Quem é o deputado federal coronel PM Alberto Fraga?
Foi secretário de transportes do Arruda, aquele governador de Brasília condenado na operação Caixa de Pandora. Olha um pouco do diálogo dele com o Magrão, um das máfias do transporte público “cooperativas”.
No diálogo, Fraga questiona interlocutores sobre o valor dos repasses. Segundo o Ministério Público, essas cifras se referem a propina paga por cooperativas, no processo de substituição das vans por micro-ônibus. A defesa de Fraga nega as acusações.
Em um dos áudios obtidos pela TV Globo, segundo o MP, Alberto Fraga questiona porque estaria recebendo valores menores que seu assessor à época, o subsecretário Júlio Urnau. O interlocutor é identificado pelo Ministério Público como Jefferson Magrão, representante do político junto às cooperativas. A TV Globo não conseguiu contato com as defesas de Urnau e Magrão.
Alberto Fraga: Agora tá explicado, as coisas acontecendo e eu com cara de babaca aqui, entendeu? E o cara, você veja, o cara ganhou com isso aí, o que é que acontece? Ele, ele ganhou muito mais dinheiro, vamos dizer assim, do que o próprio secretário.
Jefferson Magrão: Deitou e rolou.
Fraga: Deitou e rolou. É por isso que o Arruda, constantemente, me dá uma ‘espetada’.
É este o cara da bancada da bala e do bolsonaro e que republicou, sabendo que era mentira, os boatos para desmoralizar a assassinadas e deixar bem os assassinos.
Opa! Desculpem. O texto acima sobre o coronel PM Fraga, era para ser no espaço de comentário do artigo “El Pais: MBL e deputado propagam mentiras em campanha difamatória contra Marielle Franco””
Belo artigo em tempos difíceis!