CRÔNICA
Uruguai: do espanto ao encantamento
Maria Aparecida Torneros
Eu acabava de chegar. O Uruguay é cativante. No meu caso tive provas. Um cidadão de bem me salvou.
Tinha sido assaltada por um jovem adolescente desarmado que me derrubou numa praça e saiu correndo com minha bolsa de estampa de oncinha. Tudo meu estava ali. Passaporte e dinheiro.
Fiquei gritando por socorro e o jovem delinquente sumiu numa rua próxima.
Um transeunte me indicou a delegacia de PolÃcia pra onde fui com minha amiga. Lá chegando, minutos depois, entrou um outro jovem carregando minha bolsa. Seu nome, Gustavo, motorista de uma empresa que passava com o carro e viu o assalto. Seguiu o meliante e conseguiu reaver meus pertences. Pediu que eu conferisse. Tudo em ordem.
A explicação que me deu foi que eu era muito parecida com sua mãe. Salvou minha viagem no inÃcio da tarde do meu primeiro dia de visita ao Uruguay.
Agradeci mas ele não aceitou recompensa. Povo hospitaleiro e solidário.
Segundo os policiais, na pracinha estavam reunidos bandos de drogaditos. Acredito que a nova polÃtica para consumidores de drogas possa diminuir e concorra pra minimizar a criminalidade.
Felizmente tudo se resolveu e eu pude desfrutar outros dias muito felizes naquele paÃs.
Conheci a colônia de Sacramento e fui também a Punta del Leste. Passeei por Montevideo seus monumentos e fiz a visita guiada no Teatro Solis.
Assisti ao show de tango uruguaio e conheci o curioso museu do Carnaval.
Desfrutei do encantamento da Casa Pueblo do artista Villaró.
Apreciei peculiaridades de um paÃs organizado e de boa qualidade de vida.
O incidente no inÃcio da minha estada não diminuiu o brilho da passagem por aquelas terras acolhedoras, em dias de um agosto gelado em 2010.
Virei fã do Uruguai. Vizinhos irmãos do Brasil.
Cida Torneros é jornalista, poeta e escritora. Mora no Rio de Janeiro, onde edita o Blog da Cida
Un viva ao Uruguai!
Cida:
Um Viva também ao seu artigo de hj no BP. De um admirador da jornalista carioca do bairro de Noel e Martinho, e do pequeno grande paÃs com nome de rio (Uruguai) à beira do Prata.
Também visitei o Uruguai o ano passado. Gostei muito do pais, sua organização, do atendimento aos turistas e muito mais… Também pudera! O PIB do Uruguai sobe 1,5% em 2016 e tem 14º ano seguido de crescimento
A economia uruguaia alcançou em 2016 seu 14º ano consecutivo de crescimento, com o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) registrado no ano de 1,5%, chegando a US$ 55,266 bilhões, informou na quinta-feira (23/03) o Banco Central do Uruguai (BCU).
A cifra indica a aceleração da economia uruguaia no último ano, já que em 2015 a expansão do PIB foi de 1%, assim como o distanciamento do Uruguai dos problemas econômicos enfrentados por seus vizinhos – em 2016, o PIB do Brasil teve redução de 3,6%, enquanto o da Argentina caiu 2,3%…
http://www.vermelho.org.br/noticia/294850-7
Gostei muito da música anexada. Não conhecia.