ARTIGO
O Brasil do inverno de 2017
Maria Aparecida Torneros
É um Brasil em tempo de espera e deflação. Desacelerando. Compasso de expectativa para ver a pauta sobre a denúncia contra a Presidente no Congresso. Haja paciência. Claro que é preciso cautela. Tempos confusos. Economia em estado de tentativa de recuperação.
Povo se cuidando com tanto desemprego. Sul e sudeste em dias friorentos a espionar possÃveis saÃdas da crise que afeta todo o paÃs. Todas as regiões reagem com olhos aguçados.
Que paÃs é esse? Todos se perguntam e os dias são assim. De muitas declarações e poucos efeitos.
A lava jato leva jeito de lei áurea pois ora prende e ora solta na base da tornozeleira eletrônica.
Há quem acredite na morosidade do processo. É preciso tempo para ruminar tanta falcatrua. E mais tempo ainda para fazer justiça.
Essa anda clamando por oxigênio. JuÃzes, advogados, juristas, estudiosos e afins se debruçam sobre textos e leis para avaliarem e/ou proferirem sentenças capazes de refletir os desejos de uma sociedade perplexa.
Brasil no inverno 2017 é paÃs em estado de choque? Talvez. Mas há uma força que vem do povo trabalhador. A tal força motriz de uma gente de boa fé. Gente que age corretamente e luta como pode e consegue.
É essa gente que merece ser ouvida. Nas urnas. Nas ruas. Nos campos e nas cidades. Que o Congresso possa estar atento ao grito honesto dessa gente. Que os tribunais também.
Que o agasalho das sensatas decisões acoberte o frio das criaturas desesperançadas.
Haja calor humano na caminhada brasileira neste inverno rigoroso para aquecer corações nacionais que sonham com melhores dias.
Cida Torneros, jornalista e escritora, mora no Rio de Janeiro, onde edita o Blog da Cida, que publicou o texto originalmente.
Senadoras protestam no Congresso. Luzes são apagadas. Ânimos exaltados. Reforma trabalhista em Pauta no Senado. Na Câmara a CCJ segue na sequência de votar a admissibilidade ou não da denúncia contra o Presidente da Republica. Trocas de parlamentares e outras manobras. Brasil em momento de grande expectativa.
Isso mesmo, Cida: um que de Caracas rondando por BrasÃlia.Preocupante, não custa alertar.