CRÔNICA

Visita a uma época de descobertas

Maria Aparecida Torneros

O Palácio Imperial de Petrópolis é um patrimônio do segundo império brasileiro que abriga museu que a gente não cansa de revisitar.

Localizado no centro da cidade serrana fluminense, atesta a história do Império, hábitos, estilo de vida, luxo e grandeza de uma época áurea antes da proclamação da República e da libertação dos escravos negros.

O Imperador dom Pedro II foi pioneiro em várias áreas do conhecimento, tendo registrado momentos através da fotografia hobby que incorporou à sua vida de homem comprometido com os avanços do seu tempo.

Visitar o Palácio é ter uma intensa aula de história além de transportar nosso pensamento para época de descobertas que antecederam o século XX. Este trouxe a revolução de costumes e nos ingressou definitivamente na sucessão de estágios da revolução industrial.

Cida Torneros é jornalista e escritora, mora no Rio de Janeiro. Editora do Blog da Cida, onde o texto foi originalmente publicado.

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 3 julho, 2017 at 20:31 #

Este Palácio merece uma visita de todos os brasileiros. Lindo museu histórico do Império que atesta a vida monárquica nacional em séculos atrás. Digno de estudos e pesquisas além do suntuoso conjunto de peças que incluem a coroa de Pedro OI e um mobiliário de época. Há também uma exposição de carruagens muito interessante.


Lucia Jacobina on 3 julho, 2017 at 22:23 #

Concordo, Cida.
Realmente é local de visita indispensável para todos os que querem conhecer a história de nosso país.
Além disso, lá se promove intensa programação cultural. Foi numa das salas do palácio que assisti, em 2006, a um “Concerto à luz de Velas” com o mundialmente famoso “Quarteto Fauré”. E nos jardins, assisti também ao espetáculo “Som e Luz”, com personagens históricas, além de ter visto um arbusto com camélias brancas que me impressionaram e a minha neta pela beleza e raridade.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos