DEU NO BLOG O ANTAGONISTA

Os males do marketing… tucano

Na esteira da delação de João Santana e Mônica Moura, o Estadão publicou o editorial “Os males do marketing político”.

Leiam, por favor, este trecho:

“O peso desmedido dado às pesquisas eleitorais também contribuiu para o estágio em que se encontra a propaganda política hoje. Pouco a pouco, os candidatos passaram a privilegiar o discurso que os eleitores gostariam de ouvir, e não o que precisava ser dito. No mundo real, nem sempre os dois se coadunam.

É neste contexto que os marqueteiros políticos passaram a ganhar cada vez mais importância. Não é exagero dizer que, em muitos casos, são eles, e não os políticos – os verdadeiros mandatários –, que determinam o debate público. A porosidade dos limites entre uma atividade e outra chegou a tal grau que marqueteiros não só figuravam lado a lado de “seus” candidatos durante a campanha como, quando estes eram eleitos, eram chamados para tomar assento em reuniões onde ações de governo eram traçadas. Nos piores casos, tornaram-se idealizadores de dissimulações ou mesmo partícipes de práticas criminosas.

Evidentemente, não se trata aqui de demonizar o marketing político e as pesquisas de opinião ou de negar o importante papel que essas atividades podem desempenhar no regime democrático. O problema é que o acessório foi tomado como principal, resultado direto da atual carência de lideranças políticas. Sem a renovação do quadro político, arejado por novas e boas ideias, o cenário político brasileiro continuará assombrado por um permanente desalento.”

Como observou Vera Magalhães no mesmo jornal, o programa do PSDB exibido na quinta-feira (11), sem a participação de João Doria, começou com uma roda de conversa entre o “povo” e jovens políticos tucanos sobre a necessidade de renovar a política, até dar lugar a “um suceder de políticos velhos, os mesmos de sempre”.

O Antagonista acha que os editorialistas do Estadão também assistiram.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos