Eliana: Bahia perde a escultora das gordinhas.

DEU NO PORTAL G1/ O GLOBO

A artista plástica , ex-vereadora, ex-secretária de Educação e ex-primeira dama de Salvador, Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész, morreu no final da manhã deste domingo (26), em Salvador, aos 71 anos de idade. Ela lutava contra um câncer. A informação foi confirmada ao G1 por familiares.

Formada em administração de empresas, Eliana Kertész foi eleita vereadora em 1982. Entre os anos de 1986 e 1989, comandou a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador, durante a gestão do ex-marido e ex-prefeito de Salvador, Mário Kertész.

Artista plástica de notoriedade nacional e internacional, Eliana marcou sua trajetória artística com a produção de esculturas que trazem à tona a beleza e sensualidade de mulheres gordas. Uma das obras mais conhecida da artista são as “Gordinhas de Ondina”, em Salvador.

Eliana deixa quatro filhos: Duda, Marcelo, Mariana e Chico Kertész – além de Sérgio, filho do primeiro casamento de Mário Kertész, a quem ela dizia que amava como um próprio filho. Eliana deixa também oito netos. A cerimônia de cremação da artista será às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.


Instalação “As Gordinhas de Ondina”, da
escultora Eliana Kertész, em Salvador.

:

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 27 Março, 2017 at 17:27 #

Muito triste. Eliana foi uma grande mulher, um ser humano comprometido com o bem. Que encontre seu caminho na outra dimensão. Belo e emocionante depoimento sobre ela deu o ex-marido Mário Kértesz na Rádio Metrópole.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos