Cresce tendência a candidatura de Neto

Os fatos conduzem à consolidação interna da candidatura do prefeito ACM Neto ao governo do Estado, e neles se destacam a derrota do deputado Marcelo Nilo na Assembleia Legislativa e a nomeação do deputado Antonio Imbassahy a ministro de Governo.

Na Assembleia, o governador Rui Costa não barrou a tentativa de reeleição de Nilo nem fez nada para apoiá-la, permanecendo numa indecisão que deu espaço à oposição para fechar com a minoria da bancada governista e eleger o deputado Angelo Coronel.

O governador se reúne em salamaleques públicos com o novo presidente, mas sabe que perdeu a eleição. Não por outro motivo foi alvo direto e claro do prefeito, que ironizou a comemoração feita por Rui da vitória de um deputado “da base”.

Coronel, consciente de que toda estratégia política tem seu tempo próprio, concorda e vai aproveitando, como no anúncio a Rui, no discurso de posse, de que espera maior receptividade dos secretários às audiências solicitadas por deputados.

Nilo correrá livremente na próxima eleição

O prejuízo maior ficou para Marcelo Nilo, por não ter avaliado corretamente a situação nem ter captado, com tantas informações a seu redor, a manobra secreta do senador Otto Alencar com ACM Neto, que praticamente decidiu a eleição desde o início.

Seria o caso, então, de uma composição com um nome de sua proximidade, mas que fosse consensual, permitindo ao governo manter plenas relações com a Assembleia e restando à oposição, como quase sempre, entrar no acordo.

Driblado duas vezes – a outra foi a exclusão da chapa majoritária em 2014 –, Nilo não pode mais confiar nos governos petistas, muito menos passar à área de influência do carlismo, mudança totalmente incompatível com sua história. O caminho é transformar-se num outsider.

Dono de justo orgulho por ter sido eleito deputado sete vezes sempre com votação ascendente, provavelmente ele experimentará em 2018, o que seria uma consequência natural da perda de poder, a primeira redução de votos, caso concorra ao oitavo mandato.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2017
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728