OPINIÃO

DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Trump a caminho a desestabilização global

Se Trump não começasse a cumprir suas promessas explosivas, como o muro do México e a satanização do islã, ele estaria mentindo ao eleitorado, como acusou Hillary de ter feito, e assim seria apenas uma caricatura de tirano.

Não. Trump é um tirano autêntico, real. Sabe que precisa de credibilidade para seguir em sua obra nefasta, porque, afinal, os Estados Unidos não são a Alemanha dos anos 30, sendo indispensável que toda a desgraceira ocorra em plena democracia.

Denunciou o Acordo Transpacífico, não vai mais sustentar a Otan e, o pior, estabelecerá perseguição sistemática e legal contra todas as minorias ou segmentos que abomina, como imigrantes, homossexuais, muçulmanos, hispânicos e, certamente, negros.

Não poderá recuar ante a China, sob pena de desmoronar sua arquitetura. Por isso, deverá restabelecer a política das duas Chinas, vigente até 1971 e derrubada justamente dentro do projeto do presidente norte-americano Richard Nixon de aproximação comercial e política com o país de Mao, resultante da famosa “diplomacia do pingue-pongue”.

Como se sabe, Taiwan, a China insular, é uma questão de honra nacional e patriótica para os chineses continentais, que quase 70 anos depois não toleram a existência da vizinha “província rebelde”, que pretende tomar de volta, ainda que por força militar.

Essa questão, por si só, será um grande fator de desestabilização mundial, restando ver como serão as relações de Trump com a outra potência territorial e atômica, a Rússia, que, teve grande influência na eleição dos Estados Unidos, mesmo que não tenha feito nada do que a acusam.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2017
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031