DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Oposição é esperança de adversários de Nilo
Nos últimos dias, teses levantadas na imprensa à base de números acrescentam algo de nebuloso ao difícil processo sucessório na Assembleia Legislativa, o qual, pela primeira vez em toda a história, contrapõe publicamente autoridades de primeiríssimo escalão.
O governador Rui Costa propôs uma prévia dentro da bancada, de 42 parlamentares, para escolha do candidato. Os deputados Luiz Augusto e Angelo Coronel, que estão juntos na disputa, não toparam, supostamente porque perderiam.
Nesse caso, como são 12 os deputados dos seus partidos, respectivamente PP e PSD, presume-se que eles não contavam com dez dos 30 votos restantes do bloco, que dariam aritmeticamente a vitória ao nome a ser definido entre os dois.
Aí entra um princípio de enigma: se o deputado Marcelo Nilo, na avaliação dos próprios adversários internos, tem pelo menos 22 votos, somente em composição ampla com a oposição seria possível a Luiz Augusto ou Coronel bater Nilo no plenário, enquanto este precisaria de poucos votos no bloco da minoria para chegar à vitória.
Num conflito em que estão envolvidos, como patronos, líderes do porte do senador Otto Alencar e do vice-governador João Leão, a mudez da oposição traduz um mistério cujos desdobramentos ainda não podem ser estimados.
“Costura” vale mais que “ostentação”
Por outro lado, soa como pilhéria a notícia de que Rui Costa deu uma espécie de ultimato a Marcelo Nilo para revelação do seu potencial eleitoral, que seriam 30 votos, que seus detentores apresnetariam pessoalmente na próxima quinta-feira.
A batalha pela vitória num confronto de tão elevado nível não comporta, certamente, esse tipo de “ostentação”. Ao contrário, é da costura de bastidores, no silêncio noturno, que sairá o nome a ser consagrado no sigilo da urna.
O campeão e os franco-atiradores
Fala-se em estresse dos candidatos a presidente da Assembleia. O maior deve ser de Marcelo Nilo, que é o detentor do cinturão.
Os outros, Angelo Coronel e Luiz Augusto, são os desafiantes – digamos que nada têm a perder.
“O OPUS DEI, HERANÇA MALDITA DO DITADOR FRANCO, PODERÁ HERDAR A CADEIRA DE ZAVASCKI NO STF!”
https://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2017/01/o-opus-dei-podera-herdar-cadeira-de.html