DEU NO BLOG POR ESCRITO ( DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Mantenha distância
Faz bem a oposição em reagir, e uma nova cruzada nacional deve ser instalada: Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal seria a “temerização” da corte, não quanto à filiação partidária, porque ele é tucano, mas por sua mediocridade jurídica.
O mal pela raiz
Data: 21/01/2017
15:05:53
O deputado Toninho Wandscheer (PROS-PR) encontrou um jeito simples de combater a Operação Lava-Jato: indicou o juiz Sérgio Moro para ministro do Supremo.
“Temerização” do STF, talvez seja uma consequência da “Lularização” e da “Dilmarização” do Tribunal. Situação condizente com o preceito constitucional de o presidente indicar novos ministros.
Sobre uma “mediocridade jurídica” do eventual indicado, considero complicado afirmar. Devemos lembrar que o citado tem um currículo bom razoável, sendo promotor de justiça (1º colocado) por mais de 10 anos, Secretário da Justiça e Cidadania de SP, integrante do Conselho Nacional de Justiça, Secretário de Segurança Pública de SP a, agora, Ministro da Justiça. Além dos cargos anteriores, tem doutorado em Direito pela USP, é docente daquela instituição e da Universidade Mackenzie e escreveu mais de 1 dezena de livros relacionados ao Direito, sendo um dos juristas mais citados em tribunais.
Em tempo, devo admitir que também sou contrário à indicação do ministro para o STF, mas não pela razão dita na reportagem. Sou contrário por entender que seria mal digerida a indicação em um momento de crise prisional/carcerária e num cenário em que o ministro esteja sofrendo algum desgaste perante a opinião pública.
Não fosse por isso, penso eu, seria um nome interessante para a ocasião.