Roberto Messias sai da Agecom…


…Paulo Alencar assume a
Comunicação de ACM Neto

===============================

ACM Neto muda Comunicação

Na dança das cadeiras para o segundo mandato da administração do prefeito ACM Neto (DEM), em Salvador, uma das modificações mais emblemáticas e dignas de registro e avaliações (política e administrativamente falando) está anunciada na área da Comunicação.

A troca de Roberto Messias (Porquinho) por Paulo Alencar, revela (para além das qualidades profissionais e características pessoais de ambos) uma mudança conceitual para o setor nestes próximos anos do governo da capital. Período em que se definirá o pulo de Neto em seu plano de derrotar o petista Rui Costa ( de quebra o ex governador e ex-ministro Jaques Wagner) na disputa pelo governo do estado em 2018, e mudar o seu endereço para o Palácio de Ondina.

A mudança de conceito e de operação no setor parece: Messias, que sai, quem viveu ou conhece a imprensa baiana das últimas quatro décadas sabe que sempre atuou como um profissional tipico da chamada “mídia impressa”. Um repórter, um apurador e veiculador de fatos de relevância pública, um homem da redação, do pensar e do fazer diário da informação e da notícia. Além disso, uma afável figura humana, da conversa, do diálogo nas relações do trabalho ou com com os muitos colegas e amigos, que teve ou construiu ao longo da carreira.

Em síntese, o auxiliar que sai é um tipo político (no sentido mais apropriado do termo), acima das cartilhas partidárias e ideológicas. É um profissional do fato, acima da opinião ou dos truques propagandísticos. Foi assim, em síntese, que ele atuou basicamente na campanha e no primeiro mandato do prefeito reeleito. Posso afirmar. porque acompanhei na medida do possível, o discreto e modesto (mas efetivo e eficiente no cargo) trabalho de Roberto Messias, mesmo distanciado dos donos do poder na cidade, com projeto em andamento de mandar no estado.

Paulo Alencar, o que chega, vem igualmente pelos caminhos da Comunicação, que são muitos e variados. Andou e voou por outras nuvens e outras estradas. Bebeu em outras fontes, além dos cantos, bares e botecos da boemia em Salvador.

Formado pela Faculdade de Comunicação da UFBA, é o que se poderia definir como um profissional do marketing, um especialista da publicidade e da propaganda. Comandará a estrutura remontada da Secretaria Municipal de Comunicação (provavelmente com muito mais recursos financeiros e condições, e autonomia de trabalho), em substituição ao chefe da Agência de Comunicação (Agecom), no primeiro e exitoso mandato de Neto.

Baiano de nascimento, Paulo Alencar tem passagem pela Gazeta Mercantil e desembarca agora no comando da comunicação de ACM Neto depois de ter trabalhado em Angola ( na empresa Link de marketing e propaganda)e no grupo Odebrecht, também no país africano.

Em visita protocolar à Tribuna da Bahia, o novo homem da Comunicação na prefeitura de Salvador, disse que a Agecom funcionava bem no quesito assessoria de imprensa, mas precisa avançar no âmbito da publicidade.”Estamos fazendo esta montagem. O prefeito é um homem muito dinâmico e atrai muito a atenção da mídia, por isso o nosso trabalho de retaguarda é muito grande”, adiantou Alencar.

Neto (a exemplo do avô ACM) conhece bem as duas pontas da comunicação e sabe dos choques violentos – e as vezes destrutivos, principalmente no terreno da credibilidade – que elas as vezes provocam quando se chocam. É também um políticos e gestor decidido e arrojado, com evidente projeto de poder a cumprir. Na Comunicação, a decisão de mudança está tomada. O resultado quem dirá é o tempo, senhor da razão.

(Vitor Hugo Soares, editor do Bahia em Pauta)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2017
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031