Rui empossa Wagner: toma que o filho é teu!

DA TRIBUNA DA BAHIA

Guilherme Reis

Conforme antecipamos, aconteceu na manhã de ontem (21) a posse do ex-governador Jaques Wagner no Conselho de Desenvolvimento Econômico da Bahia. Em cerimônia que reuniu autoridades como o atual governador, Rui Costa, o senador Otto Alencar, e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, o petista disse que será “um soldado do comandante Rui”.

“A política, como missão, é a mais nobre das experiências. O diálogo é o revés da violência. E a democracia é o império da lei e do diálogo. Eu não sou grau de recurso das decisões de Rui, quem decide é o governador do Estado. Minha definição por voltar foi para contribuir”, declarou.

Wagner disse ainda que a decisão de retornar à Bahia e de contribuir com Rui foi tomada quando deixou o comando da Casa Civil do governo Dilma. Em agosto, Wagner já havia sido especulado para assumir algum cargo no Executivo estadual. Recentemente, ele foi anunciado para a Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem). O cargo no Conselhão, entretanto, não lhe dará o status de secretário nem foro privilegiado nas investigações da Lava Jato.

“Para deixar bem claro, não venho aqui para fazer o papel da secretaria A ou B. Sempre digo que Deus escreve certo por linhas que às vezes não compreendemos. Quando houve a ruptura do governo da presidente Dilma eu disse: ‘Bom, eu vou voltar para ajudar a Bahia’”, contou. “Aí ficou essa discussão se ia ser secretário e eu não poderia chegar ao governo já criando um problema para o governador. E a verdade é que estamos em um momento de restrição de despesas e não poderia ser eu a chegar para contribuir já virando um problema, onde ele quebraria uma regra e o compromisso dele na restrição na criação de cargos”.

O petista disse ainda que vai trabalhar pela reeleição de Rui em 2018, e que provavelmente será candidato, mas ainda são sabe a qual cargo. “Eu vou jogar na posição que for melhor para o grupo. Deputado federal ou senador. A minha tendência é voltar a ter um mandato político”, garantiu.

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, já havia dito em outro momento que o consenso no partido é que o ex-governador dispute uma vaga no Senado. Wagner também aproveitou para comentar as eleições municipais em Salvador, e disse que a popularidade do prefeito ACM Neto (DEM) não representa uma ameaça para a chapa do governador em 2018.

“Quando não ganhei em 2002, ganhei na capital. Ganhei aqui e em Feira. A eleição municipal e estadual não tem uma relação causa e efeito. O fato da derrota aqui é que além do prefeito ter sequenciado um muito mal avaliado, conseguiu colocar ordem na casa e se beneficiou, pois nunca vi tantas obras estaduais e federais. Não tiro o mérito”, assinalou.

“Não há pretensão de foro privilegiado”

Durante a cerimônia de posse de Jaques Wagner no Conselho de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o governador Rui Costa garantiu que o aliado assume sem qualquer intenção de obter foro privilegiado nas investigações da Operação Lava Jato. “Ele toma posse hoje sem nenhuma pretensão de foro privilegiado, até porque ele próprio não está preocupado com isso. Nenhum de nós está, porque conhecemos sua correção e suas atitudes sempre a favor do povo da Bahia”, declarou.

O petista também explicou como se deu o consenso para que Wagner assumisse o “Conselhão”, em vez de outro órgão ou secretaria. “Vocês lembram que a primeira notícia foi da Fundação Luis Eduardo Magalhães e o propósito era de articular um conjunto de ideias e propostas para o presente e futuro próximo da Bahia do ponto de vista do desenvolvimento. Ao invés da fundação, nós chegamos ao entendimento de que o melhor lugar de fazer isso era o chamado ‘conselhão’, que é uma instituição, criada desde 2008, que tem a função de reunir empresários e sociedade civil em fóruns permanentes de debates e conversas para ouvir sugestões, críticas e caminhos para o desenvolvimento. E é isso que ele vai coordenar. Ouvindo a sociedade e empresários, junto a secretaria de planejamento”, pontuou.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2016
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930