Juarez Bahia, baiano de Feira de Santana,
mestre de teoria e prática do jornalismo
impresso brasileiro.

Publicado neste domingo, 20 de Novembro da Consciência Negra, na pagina do editor do Bahia em Pauta no Facebbook, no espaço que reproduz o Artigo da Semana:

“Juarez Bahia assinala no verbete que consulto, no seu indispensável “Dicionário de Jornalismo”, para escrever este artigo semanal de informação e opinião: “a entrevista é a base de quase toda matéria jornalística… a entrevista reúne peculiaridades que a tornam própria: dinamismo, atualidade, interesse, agilidade, extensão, intensidade e uma subjetividade tal, que a faz flexível, rica, múltipla no seu caráter de informação”. No precioso trabalho de referência intelectual e profissional a cuja execução Bahia (assim ele era chamado no JB) dedicou os últimos anos de sua vida notável nas redações e nas universidades ( publicado depois da sua morte, graças ao bravo e generoso empenho de Irene, viúva e companheira firme, corajosa e leal), releio agora, depois do Roda Viva desta semana para não esquecer, o que aprendi em mais de 15 anos de exercício da profissão no Jornal do Brasil, vendo Juarez Bahia pensar e fazer jornalismo. E ao que Bahia escreveu em seu dicionário, entrego as palavras finais deste artigo:”os maiores riscos da entrevista – seja em que contexto for – estão na dissimulação e na fabulação.Como diz Edgar Morin, “porque se fundamenta na fonte mais rica e duvidosa de todas: a palavra”. Nada melhor para encerrar uma semana tão especial e exemplar quanto esta. Bravo!
EM TEMPO: O artigo esté publicado também no Blog do Noblat ( O Globo) e na Tribuna da Bahia (edição impressa de sábado e domingo). Neste 20 de novembro da Consciência Negra é ao saudoso, resistente e brilhante jornalista Juarez Bahia ( seis premiações do Esso de Jornalismo), que presto a minha especial e agradecida homenagem.”

(Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2016
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930