DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Abstenção sugere desistência da luta política
A concessão do voto facultativo a quem completa 70 anos leva em conta a suposição de condições difíceis de locomoção de que em geral são acometidas pessoas nessa faixa etária, não necessariamente um prêmio aos idosos que por tantos anos se desincumbiram do “dever cívico”.
O privilégio, portanto, não invalida o voto como instrumento maior da cidadania, com o qual se imaginava que o fundador de um partido “de massas” e duas vezes presidente da República, como Lula, estivesse comprometido.
Um homem que pediu o voto popular nas esquerdas pós-ditadura, contra o qual se posicionavam outras legendas mais extremadas, defensoras do voto nulo, que por isso se distanciaram do PT, não pode agora fazer esse tipo de pregação.
Compreende-se, no entanto, a demonstração de amargura, Não havia risco de Lula ser hostilizado na seção eleitoral, ainda mais que já passou a fase mais ajuda do conflito político no país. Ele apenas, talvez antevendo o resultado das urnas, quis logo jogar sua toalha pessoal.
Demonstra o quanto ele preza a democracia. Segundo ele próprio, não estando obrigado a votar pra que votar. Isso mesmo, pra que votar! Portanto, pra que também se candidatar.