DO BLOG POR ESCRITO ( DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Um pleito que mudou muita coisa…
As eleições de 1974 deixaram uma marca muito importante na história do Brasil por representarem, até então, a maior manifestação popular contra a ditadura militar implantada dez antes.
Em 16 dos 22 Estados da época foram eleitos senadores do MDB, partido da oposição, determinando-se ali, embora com espasmos autoritários posteriores, o começo do fim do regime.
Uma dessas vitórias foi obtida em Minas Gerais por Itamar Franco, ainda um polÃtico desconhecido nacionalmente, que entrou na disputa, como muitos outros, sem chance, até o atropelo das urnas.
…e o papel do desconhecido Itamar
O fato vem à memória em razão dos dias presentes, em que debates e ausência de candidato estão na ordem do dia.
Diariamente, na televisão, o candidato da Arena, senador José Augusto, desafiava Itamar para um debate, apontando para a cadeira vazia que lhe era reservada.
Como Itamar não dava bola, José Augusto relaxou. Deixou de ir ao estúdio, apenas era mostrada a cadeira vazia. Um dia, Itamar apareceu, sentou-se na cadeira e perguntou, ao vivo, pelo adversário.
Obviamente, foi um bafafá, José Augusto correu para a emissora ainda a tempo de encontrar o oponente por lá e tentar agredi-lo. Dias depois, a tradicional famÃlia mineira consagrava Itamar novo senador da República.