DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Fim de linha para Rui e Geddel
Pelas declarações correntes de parte a parte, está claro que não se pode esperar entendimento entre o governador Rui Costa e o ministro Geddel Vieira Lima “em favor dos interesses da Bahia”.
É mais claro ainda que, sendo a parte “fraca” no embate, Rui não quer a ajuda de Geddel justamente para ter liberdade de acusá-lo de conspirar contra o Estado por motivação política.
Claríssimo, então, revela-se que o governador prefere radicalizar o confronto desde agora, porque sabe que vai encarar uma turma grande dentro de dois anos, num conturbado projeto de reeleição.
O ministro tem suas razões. Um governo não pode negociar com uma parte que o considera ilegítimo, a não ser que fosse para discutir a “ilegitimidade”. Rui, por sua vez, não pode ceder ao avanço do “inimigo”.
Isso não quer dizer que “a Bahia perderá”, porque o bom Geddel nessa bola não pisará. Trará obras e serviços para Salvador e outros municípios, como fez quando ministro da Integração Nacional. Dois mil e dezoito promete.
Nao sou petista, tampouco estou fazendo, aqui, defesa do governador Rui Costa, Luís. Mas, desde quando, Geddel Vieira Lima defendeu o interesse público?
Eu também não sou nada a esta altura da Vida, Ró-Ró, mas não disse que Geddel defendeu o interesse público.
Apenas, da minha visão possivelmente falha, interpretei o quadro que se apresenta.