DO BLOG POR ESCRITO ( DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Moema aportará de novo em Lauro

Tratando-se de importante município de Salvador, não só vizinho, como conurbado, na linguagem dos técnicos para dizer que, na prática, as duas cidades são uma só, Lauro de Freitas mais uma vez promete “renovar” com a eleição de Moema Gramacho para prefeita.

Será, certamente, um grande troféu que o PT poderá exibir na Bahia, ante a onda negativista que o partido enfrenta, e terá sido conquistado pelo efeito da gangorra histórica, fazendo a deputada voltar ao cargo apenas quatro anos depois.

Na fase áurea do PT, Moema desbancou em Lauro o poder do então deputado João Leão, que, cujo grupo político, em longo reinado iniciado por ele próprio, controlou o município por quatro mandatos.

Perde-ganha começou há 12 anos

Esse período só não se estendeu porque, além das condições adversas desde a vitória de Lula dois anos antes, Leão cometeu na eleição de 2004 um erro de avaliação ao lançar o filho Cacá, hoje deputado federal, mas na época ainda inexperiente.

A ironia é que quatro anos depois, quando foi apresentado um nome de expressão, o do ex-prefeito Roberto Muniz, a prefeita Moema, já contando também com o apoio do governador Jaques Wagner, estava forte demais e venceu com folga.

A oposição só foi vencer em 2002, com Márcio Paiva, um vereador bem-sucedido, mas cuja desistência da reeleição revela a avaliação que faz do próprio desempenho. Moema, por sua vez, contribuiu, ao apoiar à sua sucessão o vice João Oliveira.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2016
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930