DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (DE LISBOA)

O ator Domingos Montagner foi encontrado sem vida, quinta-feira, 15, após mergulho no rio depois das das gravações de ‘Velho Chico’, novela que protagonizava no papel de Santo.

O corpo do ator da novela em exibição em horário nobre na TV Globo, foi ontem transladado do estado do Sergipe, onde decorriam as gravações, para São Paulo, onde o ator nasceu e residia. Montagner, de 54 anos, morreu afogado nas águas do rio São Francisco na tarde de quinta-feira, após um mergulho na companhia de Camila Pitanga, com quem contracenava, virar tragédia. A morte do artista comoveu o Brasil e deixou os colegas em estado de choque.

Era o último dia de gravações da trama assinada por Benedito Ruy Barbosa em Sergipe, perto do rio São Francisco, que dá nome à telenovela – é tratado pelos locais como Velho Chico. Montagner e Pitanga, depois de gravarem uma cena e celebrarem com outros parceiros de elenco o fim das filmagens no Nordeste Brasileiro, foram almoçar juntos, tiraram fotografias com fãs e resolveram mergulhar na região da praia Canindé de São Francisco acompanhados de um elemento da produção e de um motorista, por volta das 14.00, 18.00 em Lisboa. Percorreram a nado cerca de 300 metros rumo a uma rocha, quando Pitanga sentiu que a corrente estava muito forte. Segundo depoimento da atriz à polícia, ao chegar à rocha, percebeu que o colega estava em dificuldades. Ainda o puxou pela mão, viu-o emergir duas vezes até submergir definitivamente.

Pitanga gritou por socorro, o motorista foi para a estrada pedir apoio, os técnicos da equipe de produção precipitaram-se para o local, entre os quais o também protagonista Marcelo Serrado, que ajudou nas buscas do corpo de Montagner, encontrado, três horas e meia depois, entre duas pedras, a 18 metros de profundidade e a 320 metros da margem. Segundo o Instituto Médico-Legal, a causa da morte foi, de fato, afogamento. O ator de 54 anos não sofreu qualquer outro problema físico, como se chegou a supor. As autoridades que participaram no resgate revelaram que o lugar em causa é considerado perigoso. O município registra 12 mortes anuais por afogamento no local.

“A minha filha só me gritava ao telefone, “estou desesperada, pai”, “segurei a mão dele, pai”, “é uma tragédia, pai””, disse Antônio Pitanga, também ator e pai da atriz Camila Pitanga. Atores da novela Velho Chico e de outros trabalhos em que Montagner participou estavam consternados. “Ninguém consegue trabalhar, parou tudo, estamos de luto”, afirmou a atriz Vera Holtz, depois de participar numa corrente de oração nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro.

“Doce, único, como poucos”, desabafou Cláudia Raia. “Que falta você vai fazer, meu amigo”, escreveu nas redes sociais Cauã Reymond. “Apesar de ser enorme, era muito suave e carinhoso, uma espécie de touro com uma flor”, definiu Cláudia Ohana. “Não dá para entender, não dá”, disse, emocionada, Cláudia Abreu. “Ele era uma unanimidade”, registrou Lília Cabral. “Que a gente consiga superar essa perda”, assinalou Regina Duarte. Na trama, o ator interpretava Santo, um agricultor que enfrenta os poderosos coronéis locais e que, depois de uma emboscada, cai nas águas do rio São Francisco, é dado como morto mas acaba recuperado numa aldeia indígena. Prevista para terminar no dia 30, a produção da telenovela ainda não decidiu que fim dará à personagem nem que implicações a sua morte terá no enredo. “No momento só consigo chorar e rezar”, disse Benedito Ruy Barbosa, autor da novela.

Montagner foi um talento tardio da Globo. Estreou na TV aos 49 anos, em Cordel Encantado (2011). Fez parte do elenco de A Guerreira (exibida em Portugal na SIC) e protagonizou Sete Vidas. Participou em séries e minisséries de sucesso e também fez cinema. Antes da fama, foi um aclamado artista de teatro e, sobretudo, de circo, fundando mesmo o seu próprio espetáculo itinerante, o Circo Zianni.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2016
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930