DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Neto vence round da educação
O governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto, que já competem em várias áreas da administração pública, tiveram agora uma comparação oficial no âmbito da educação, e pelo jeito o prefeito levou a melhor.
Medido pelo Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo a 2015 teve números distintos para Salvador e a Bahia.
Enquanto o ensino fundamental, a cargo do município, superou a meta prevista para 2017, o Estado ficou longe da expectativa, crescendo apenas 0,1 desde 2013, chegando a 2,9, quando a média nacional é erta nacional 3,7.
O tema é vital para a sociedade e chamaria a atenção de qualquer forma. Neste caso específico, diga-se que a educação mereceu referência especial do governador, que até anunciou, no ato de posse, um programa de visitação às escolas.
É certo que o prefeito foi avaliado por três anos de gestão, contra apenas um do governador, mas não se justifica que o ensino médio, de responsabilidade do Estado, tenha evoluído tão pouco.
Tratamos do assunto em 27/04/15, na nota “Marketing e realidade”: “Vale lembrar que qualquer marketing, por menos chinfrim que seja, tende a desabar e voltar-se contra seu usuário caso não encontre correspondência na realidade”.