set
09

DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Rui antecipa confronto com Neto

Depois de tentar sem êxito fazer a candidatura de sua preferência a prefeita de Salvador, o governador Rui Costa esquece a tese da “pulverização” e concentra forças no apoio à deputada Alice Portugal (PCdoB).

A postura é surpreendente, porque, se o governador defendia a ideia do lançamento de vários nomes para tentar, com a diluição dos votos, um hipotético segundo turno, seria de esperar que ele participasse igualmente de todas as campanhas da “base”.

Nesse aspecto, vale uma digressão: naquele momento estava “ameaçada” a “unidade da esquerda”, esta entendida como aqueles partidos que hoje são meros rótulos, sem correspondência ideológica com a história do segmento.

No entanto, tão logo se fechou a negociação entre PCdoB, PT e PSB, a qual incluiu ainda os direitistas assumidos PSD e PTN, o governador colocou em segundo plano os demais aliados – deputado Sargento Isidório (PDT) e Cláudio Silva (PP).

Na propaganda, Rui aparece mostrando obras de seu governo em Salvador, que são, de fato, marcantes, e promete ao público “parceria” com Alice para fazer avançar ainda mais o trabalho na capital.

Mergulhou na campanha, e esta é a questão: se, por um lado, mostra disposição política para o enfrentamento com o prefeito ACM Neto, por outro, antecipa perigosamente o confronto que ambos poderão ter em 2018.

Precisaria vencer agora ou, pelo menos, levar a disputa, como era seu plano, para o segundo turno. Uma derrota expressiva seria um forte indicativo de que a próxima sucessão estadual será uma “eleição do século”.

Conceito de risco

Esse negócio de querer administrar esta cidade “com um olhar de mãe sobre seus filhos” pode não dar certo para Alice Portugal como mote de discurso.

Recordemos que a gestão da prefeita Lídice da Mata (1993-97), da Fundação Cidade-Mãe, não foi exatamente um modelo de eficiência, e que a lembrança da ex-presidente Dilma, a mãe do PAC, ainda é muito recente.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2016
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930