Postado pela jornalista Olívia Soares em sua página no Facebook, na noite deste sábado, 30, logo após a confirmação da morte de Antonio Carlos Barreto, economista e diretor na Bahia da Fundação Getúlio Vargas, ex-secretário do Trabalho, no governo Waldir Pires. Barreto, 75 anos, sofreu um infarto em sua residência no começo da noite de ontem e foi levado ao hospital, mas não resistiu.

“Com muita tristeza, bota tristeza nisso, recebo a notícia da partida do amigo Antonio Carlos Barreto, nosso querido Barretinho, Cobrinha. Atualmente, Barreto era diretor da Fundação Getúlio Vargas, mas tem uma bela folha de serviços prestados à Bahia. Homem de posição política firme, muito ligado a Chico Pinto e Waldir Pires, profissional gabaritado, amigo e leal companheiro. Ainda estou me refazendo do baque.
O sepultamento acontece neste domingo, às 11h, no cemitério Jardim da Saudade”.

Luto também no Bahia em Pauta com a partida do brilhante economista, competente administrador público e bravo lutador pelas melhores causas da liberdade e da democracia na Bahia.

(Maria Olívia e Vitor Hugo)

==========================================

Por Fernando Alcoforado:

HOMENAGEM A ANTONIO CARLOS BARRETO, QUERIDO AMIGO FALECIDO HOJE EM SALVADOR

Minhas primeiras palavras são dirigidas à família de Barreto, como nós o chamávamos, para dizer que vocês podem se orgulhar de sua trajetória de vida. Desde quando era jovem estudante de economia na UFBA, Barreto sonhava e lutava pela construção de um mundo sem exploradores e explorados, batalhou pela derrubada da ditadura militar e contribuiu no antigo MDB e, posteriormente no PMDB pela redemocratização do Brasil.

No MDB e no PMDB, mais especificamente na ala Tendência Popular sob a liderança do ex-deputado Chico Pinto, sempre esteve alinhado ao lado do povo. O empenho de Barreto na campanha de Waldir Pires do PMDB ao governo do estado foi tão grande e sua competência foi tão reconhecida que ocupou, de inicio, a Secretaria do Trabalho e, mais tarde, a Secretaria da Administração.
Mais tarde, Barreto colaborou na fundação do IRAE- Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos e implantou o MBA em Gestão Empresarial da FGV na Bahia graças a seu espírito empreendedor e sua competência na gestão acadêmica de um curso reconhecido nacionalmente como dos melhores na pós-graduação do Brasil.
É, por tudo isto, que, não apenas os familiares, mas nós também seus amigos e velhos companheiros de luta, devemos nos orgulhar de termos tido como amigo a grande figura humana de Antonio Carlos Barreto, sonhador de um mundo melhor, economista gabaritado, gestor público extraordinário e, também, gestor acadêmico exemplar.
Barreto, querido amigo, descanse em paz porque você venceu como ser humano exemplar.

Fernando Alcoforado

·

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos