jul
13
Postado em 13-07-2016
Arquivado em (Artigos) por vitor em 13-07-2016 00:13


DEU NO BLOG POR ESCRITO ( DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

2016: o ano que não chegou a existir

“Setembro não tem sentido”, disse João Ubaldo Ribeiro em patriótico titulo de livro que escreveu há uns 50 anos. Mas em Salvador, onde desfilou verve e sabedoria antes de consagrar-se universalmente, o que não faz sentido é 2016.

Tudo gira, na política municipal, em torno de 2018. O prefeito ACM Neto, lídimo protagonista, pensa em que cargo disputará e se disputará, pois tem a hipótese improvável de, reeleito, continuar prefeito ou partir para o governo – ou a presidência.

Pode ser que o governador Rui Costa, outro que não deixa de ter a cabeça voltada para daqui a dois anos, esteja forte a ponto de desencorajar um fracasso e a perda do espaço mais importante do DEM em todo o Brasil.

Não é outra a razão pela qual Rui não mergulhou fundo nessa história, procurando fazer seu trabalho e distanciar-se das querelas. Deu sugestões de nomes e táticas, mas não se comprometeu publicamente.

À senadora Lídice da Mata também não interessava o corrente ano, pelo menos em termos de poder concreto. Queria espaço na tela e, naturalmente, na chapa de 2018. Só assim reeditaria o sacrifício da derrota.

Foi um preço que o governador não pôde pagar, devido à óbvia perspectiva de ter como companheiros o seu secretário Walter Pinheiro e o seu mentor Jaques Wagner, que já sonha com oito anos de prerrogativas.

Imprimir Imprimir Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Quando a profusão da aspas é necessária

Lídice, que combatia a “pulverização” da “esquerda” e que declinou da indicação, não poderá ficar com um “eventual” postulante do PT. Tem o destino “coerente” de apoiar a deputada Alice Portugal, o “patinho feio” da “antiga aliança”.

Não o fará, contudo, sem volta. Quem sabe ter, nas próximas eleições majoritárias, a garantia do concurso do PCdoB, partido pequeno, porém leal e aguerrido? Será um jeito se ela não sair sozinha à reeleição.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos