DO BLOG POR ESCRITO ( DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Alice se impõe e deve demarcar limites
Com a desistência oficial da senadora Lídice da Mata de concorrer à Prefeitura, cresce consideravelmente a possibilidade de um bom desempenho da deputada Alice Portugal, que, afinal, carreará o voto de “esquerda” que sobrevive em Salvador.
Entretanto, mesmo que o PT venha a apoiá-la, abrindo mão do usufruto dos holofotes do horário gratuito a ser aproveitado por interesses pessoais, a candidata deveria evitar a tese da crítica ao “golpe”.
Além de não ter colado desde o início, porque a presidente Dilma se incompatibilizou com a nação, esse argumentou ligaria Alice ao principal partido apontado na onda de corrupção, sem falar que o governo Temer sinaliza com índices em recuperação.
O PCdoB levou décadas para dissociar-se do irmão maior, embora mais jovem. Ou marca a autenticidade neste momento crucial de sua existência ou será enxergado, mais uma vez, como força auxiliar.
Por outro lado, é uma luta difícil a ser enfrentada contra o prefeito ACM Neto, mas, para que algum resultado produza, deve focar-se nas questões de Salvador, em que a Prefeitura, como a própria candidata diz, deixou lacunas.