DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

OPINIÃO

Um sacrilégio sem nenhuma contribuição à ciência

A velha Tabela Periódica das inesquecíveis aulas da professora Almira, no Central, vê-se agora batizando mais uma dessas operações da Polícia Federal, desta vez envolvendo fraudes em licitações da Ferrovia Norte-Sul.

Trata-se de obra iniciada na década de 80 que até hoje consumiu R$ 8 bilhões e, mesmo nos 20% de trechos em que já foi inaugurada, não teve nenhum resultado prático, qual seja, o de transportar cargas.

É, portanto, mais um empreendimento com a marca made in Brazil que país nenhum do mundo quer importar. Somente no Estado de Goiás, dos nove em que supostamente é executado, as investigações apontam o desvio, por baixo, de R$ 630 milhões.

A operação foi assim denominada por um dos próprios investigados, que, tendo feito pelo menos o ensino médio, viu semelhança da tabela com a planilha dos lotes da obra, empreiteiras e valores a serem distribuídos.

Talvez a PF não soubesse, mas a escolha do nome representa, além da aceitação da ideia de um acusado, uma tremenda agressão à memória de Mendeleiev, morto há mais de 100 anos e que se dedicou não à corrupção, mas a estudar e pesquisar em benefício da humanidade.

Sem maiores recursos tecnológicos, o cientista russo, nascido em 1834, organizou os 63 elementos químicos até então conhecidos, agrupando-os de acordo com suas propriedades, como a massa atômica, o estado físico e a composição material.

A particularidade é que antecipou, reservando-lhes os espaços, a existência de outros elementos que comporiam sua criação, os quais, se não fossem encontrados na natureza, seriam sintetizados em laboratório, como de fato ocorreu, totalizando hoje a tabela 118 quadradinhos devidamente preenchidos.

Resta-nos o consolo, enfim, de que no Brasil também é assim. Desde o início, sabe-se de tudo. Os fatos de desenrolam se repetem num quadro de absoluta previsibilidade, com a diferença que sua confirmação nada acrescenta às conquistas da ciência.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos