DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Rui articula a chapa Lídice-Solla
Está previamente acertada, embora ainda não decidida, a formação da chapa Lídice da Mata-Jorge Solla para disputar a Prefeitura de Salvador. “Está 95% encaminhada”, informa fonte de Por Escrito muito próxima da negociação.
O anúncio não foi feito porque falta uma conversa final entre a senadora Lídice e o governador Rui Costa, principal mentor da aliança. O PSB quer, na estrutura do Estado, algo mais do que a Superintendência de Defesa Civil e a Junta Comercial, “o que não vai ser difícil resolver”.
O governador, diante da existência, na base, das candidaturas da deputada Alice Portugal (PCdoB) e do deputado Sargento Isidório (PDT), busca acrescentar à disputa mais uma concorrente que ajude a evitar a vitória do prefeito ACM Neto já no primeiro turno.
A estratégia tem dois objetivos: obviamente, tentar vencer no segundo turno, contando com o trabalho de porte que Rui tem, efetivamente, realizado na capital, e impedir que o prefeito “fique solto” para ajudar seus candidatos em Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Ex-secretário e sucessor voltam às boas
A presença do deputado Jorge Solla na chapa, como representante do PT, além de envolver o ex-governador Jaques Wagner, de quem foi anos secretário por oito anos, tenta compensar as dificuldades que o governo enfrenta na saúde em Salvador.
Por outro lado, a fonte garante que “estão aparadas as arestas” entre Solla e o atual secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, de forma que a harmonia e a participação geral vão prevalecer na campanha.
Faz sentido!
Lídice sem Wagner por perto, mesmo que por interposta pessoa, soaria como anátema!