DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Bahia aguarda esclarecimento sobre secretário

Toda a imprensa noticiou e mesmo este blog não deixou, no dia, de fazer uma breve referência: há mais de uma semana o senador Walter Pinheiro foi oficialmente nomeado pelo governador Rui Costa para o cargo de secretário da Educação.

A esse respeito, duas coisas, particularmente, chamam a atenção: nem o secretário dignou-se de dirigir algumas palavras sobre seu projeto para área tão vital e carente nem seu suplente no Senado, Roberto Muniz, fez qualquer movimento no sentido de assumir a vaga.

No dia 16, o governador chegou a afirmar: “Ele deve assumir a pasta ainda hoje. A expectativa é de que ele traga a sua contribuição técnica para a secretaria”, disse Rui Costa. Convenhamos que, para o alto nível em que se processam, são coisas muito estranhas.

O ainda senador legisla para o futuro

Muito ao contrário do que diz, inclusive, o Diário Oficial, Pinheiro permanece senador, e foi nessa função que mais uma vez dedicou-se a sua atividade preferida nos últimos tempos de apresentar propostas de emendas constitucionais que variam do inconstitucional ao dispensável.

Primeiro, foi a PEC que antecipava, a fórceps, as eleições presidenciais, solução que propôs somente depois que era inevitável a queda da presidente Dilma Rousseff. Agora, ele quer mudar as regras do impeachment.

Crendo, possivelmente, que a cada quatriênio haverá alguém querendo afastar o presidente, o senador sugere novos prazos e procedimentos, mas, sobretudo, uma inovação: em caso de afastamento temporário do titular, o cargo será exercido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

Perde, assim, o significado, a função de vice-presidente da República, o qual, pelo jeito, só assumiria em caso de renúncia ou morte. E se quebram dois elos da cadeia sucessória, justamente os representados pelos presidentes da Câmara e do Senado, malgrado a unção popular que tiveram para tal mister.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos