DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Por mais favoritismo, Neto sonha com BRT

Desfrute popular não haverá antes das eleições municipais, mas se até lá o prefeito ACM Neto conseguir iniciar as obras do sistema de transporte BRT em Salvador terá dado mais um passo em direção à reeleição, para a qual já desponta como favorito a pouco mais de quatro meses do pleito.

O BRT, como se sabe e diz a própria sigla em inglês, caracteriza-se pelo trânsito rápido de ônibus, com os veículos circulando em vias exclusivas, praticamente na melhor solução para a mobilidade nas grandes cidades.

Em relação ao metrô, soma numerosas vantagens, porque tem custo pelo menos dez vezes menor, implantação tecnicamente mais simples e, por isso, a perspectiva de abranger, sobre pneus, áreas bem mais diversas que as cobertas por vagões em linhas férreas.

Trata-se, no caso da capital baiana, de um projeto emblemático. Em 2013, a então presidente Dilma assumiu publicamente o compromisso, depois desrespeitado, de liberar de R$ 300 milhões, recursos do PAC, correspondentes a 37% do total da obra.

Não custou pouco ao prefeito essa promessa. Cerca de um ano atrás, ele, digamos, orientou os deputados federais baianos do DEM a votarem “sim” à medida provisória que restringia a concessão de seguro-desemprego e abono salarial.

Dos 22 votos da bancada do partido, que já sonhava com o impeachment, oito foram favoráveis a Dilma, sendo metade, da Bahia. O único deputado do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima, também votou a favor, mas manifestando apoio a providências que levassem ao ajuste fiscal tão importante para o país.

O fato, para entrar no cerne da questão, é que a presidente deu um balão em Neto, que, agora, tem toda a oportunidade, com o presidente Michel Temer e o ministro Geddel Vieira Lima, de viabilizar o BRT. Se ainda a tempo de impacto eleitoral, as conversas dirão.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos