DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

População autoriza a prisão de Lula

A manifestação nacional de ontem revogou uma mística que se pretendeu criar no país nos últimos tempos, segundo a qual Lula é intocável. Muito ao contrário, o que o povo disse nas ruas é que, se for o caso, a prisão do ex-presidente pode ser decretada a qualquer momento que ele garante.

O impeachment da presidente Dilma por alegada incompetência ficou, de certa forma, em segundo plano. As mensagens principais foram o referendo à Justiça na pessoa de Sérgio Moro e a rejeição à corrupção e seus mentores, executores e beneficiários, o que, aliás, inclui praticamente todo o espectro político, como se verificou nas hostilidades a Aécio Neves e Geraldo Alckmin.

O curioso é que isso parece culpa do próprio Lula, Se ele tivesse saído do depoimento à Polícia Federal e dado uma declaração ponderada, poderia, mesmo sem explicar o essencial, manter em razoável moderação a temperatura do cenário para o ato púbico de ontem.

No entanto, por erro de avaliação, arrogância ou desespero, superestimou seu potencial e preferiu o confronto, o desafio. Ao pronunciar-se ofídio altamente peçonhento que iria correr o país para picar quem lhe conviesse, permitiu que o humor plástico acusatório do boneco Pixuleco se expressasse também pelo deboche das jararacas com a sua cara.

“Resposta” poderá complicar as coisas

Nesse contexto, padece precocemente de inocuidade – poder-se-ia dizer, de insanidade – a reação que, segundo se noticia, o governo tentará, já agora, sexta-feira, promovendo protestos contra o impeachment de Dilma ou a favor de Lula, não se sabe ainda.

Tais atos servirão apenas para demonstrar que o governo e o PT não têm mais poder de mobilização popular e que tudo que conseguirão fazer é repetir fiascos anteriores de gatos-pingados subvencionados e ornados de bandeiras e balões. O efeito será contrário ao sonhado.

Be Sociable, Share!

Comentários

Jader martins on 15 Março, 2016 at 9:06 #

POPULAÇÃO autoriza a prisão de Lula…

Comentário publicado em :
http://jornalggn.com.br/fora-pauta/a-despolitizacao-da-classe-media-e-o-contraponto-a-midia
Uma das faces da classe média aecista.
dom, 12/10/2014 – 20:39

Uma das faces da classe média aecista.

A hipocrisia dos eleitores de Aécio se fundamenta num preconceito contra a expressão popular brasileira. Explico.

Não existe eleitor no Brasil que não conheça o sistema venal e corrupto que sustenta a política brasileira, culpa de quem? Em primeira instância do próprio brasileiro e seus “jeitinhos”. O jeitinho que corrompe a polícia nas ruas, o guarda de trânsito, o fiscal, o funcionário da repartição pública e outras ações de compra de favores, inúmeras e variadas, comuns da classe média, essa mesma que diz estar revoltada com a corrupção.

Por outro lado, sintetizam o voto com um argumento de combater a corrupção reinante do PT, e fazem escolha num partido que tem um histórico de corrupção amplamente difundido! Como assim? A oposição possui escândalos e envolvimentos com toda a sorte de desvios e negociatas, o próprio candidato da oposição utilizou dinheiro público para construir uma aeroporto nas terras de sua família! Isso é inequívoco. E, com relação aos escândalos da oposição, o PSDB em nada investigou essas denúncias, e a imprensa foi “esquecendo” aos poucos. Ora, dizer que um eleitor de Aécio não sabe isso é de uma hipocrisia tamanha e um pensamento tacanho também.

Se há alguma racionalidade no eleitor em como avaliar os aspectos sobre a corrupção, essa não pode ser a racionalidade da substituição para “limpar” a política, o voto anti tal. Pois o que se pretende colocar no lugar nada mais é do que um novo grupo cheio de escândalos. Para que seja feita uma avaliação racional, de fato, é necessário pesquisar/estudar como os partidos lidaram com a corrupção. Como foi o combate? O que verdadeiramente fizeram? Quais as propostas contra a impunidade? É nesse quesito que o PT dispara na frente, pois em nenhum outro governo houve tanto combate assim, isso não é uma propaganda do PT, mas sim um fato histórico. O PSDB escondeu tudo e não investigou nada, outro fato histórico.

Mas, se é assim, se são apontados de maneira inequívoca como reagiram os dois partidos frente ao combate da corrupção, por que, então, ainda existam quem prefere cegar-se diante os fatos e votar no PSDB contra o PT “corrupto”?

Bom, além de uma campanha difamatória de suspeição e acusações sem provas feita pela imprensa partidária, trabalhando o imaginário popular com o sentimento de ódio, embora isso não implique que o PT não tenha envolvimento com corrupção, aliás, quem pode ter controle total sobre o partido? Ninguém. Bom, mas, além disso, existe, também, a meu ver no Brasil, uma cultura invejosa sobre quem faz melhor algo ou qualquer coisa. Existe em nosso país uma necessidade de diminuir o sucesso alheio, a cultura do não reconhecimento, pois é algo nacional, e o nacional no Brasil é mal visto. Isso é uma cultura trabalhada para desvalorização da própria república e que só atende a interesses estrangeiros. É uma inveja do burro colonizado que aceitou essa educação antirrepublicana e que se associa a qualquer expressão popular de inteligência.

Esse comportamento e essa doutrinação da mídia acabam por influenciar o discernimento político de parte do eleitorado em uma visão capenga sobre a pauta das eleições. Pois essa parte ignora por completo a pauta da campanha mais abrangente e de maior qualidade popular, e se fia apenas na questão da corrupção. Como se eleição presidencial não estivessem envolvidas muito mais coisas, tais como: Os planos de governo, e não apenas as promessas. Os feitos e realizações de cada um candidato nas áreas da educação, saúde e economia. Quem será o ministro da fazenda? Como pensam sobre a questão salarial? O salário mínimo, e, claro, a própria corrupção também. Mas daí o eleitorado que tem aversão ao popular que o PT representa hoje, fia-se num discurso contra a corrupção apenas aceitando o uso do tema como retórica política de campanha, como puro panfleto da campanha oficial de seu candidato, nada além de um discurso associado, também, com a campanha da imprensa partidária, resultando, assim, a não verificação e estudo em como os governos que representam cada candidato lidaram na prática com este tema; corrupção. E é a prática que importa.

Portanto, pela prática é que voltamos a percepção da hipocrisia de quem vota em Aécio e seu partido, o PSDB, pois diz não aceitar a corrupção do outro, o PT, mas é condescendente com a corrupção de quem pretende votar! E, pior, ainda fecha os olhos de maneira ignorante frente aos números e feitos históricos reveladores do quanto os governos Lula e Dilma combateram muito mais a corrupção do que qualquer outro na história recente republicana brasileira! Isso é história, é inegável. E, por ser assim histórico, mas não reconhecido, acaba por acentuar a suspeição do aspecto preconceituoso de uma parte do eleitorado sobre o popular que hoje representa o PT, ou simplesmente um ódio irracional.

Esse é o eleitor de Aécio em sua maioria. Fundamenta seu voto numa hipocrisia consciente devido a uma aversão sobre a inteligência popular genuinamente brasileira. Aversão aos nordestinos, aos mais pobres, enfim, aos que não refletem uma estética de classe dominante que eles, aecistas, se consideram pertencer.

A excelente cronica de Rui Daher tambem vale a pena :
http://jornalggn.com.br/blog/rui-daher/agradecimento-publico-por-rui-daher


Jader martins on 15 Março, 2016 at 9:40 #

Ibovespa Futuro cai 2% em meio a notícias de Lula perto de se tornar ministro
Chance de impeachment fica menor se ex-presidente assumir ministério; exterior cai após decisão do banco central japonês

Por Ricardo Bomfim
|9h05 | 15-03-2016
a a a

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em queda refletindo a perspectiva de que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aceite se tornar ministro-chefe da Casa Civil ou da secretaria do Governo após seu pedido de prisão ser enviado para o juiz federal Sérgio Moro. Os investidores acreditam que se ele assumir um ministério o impeachment fica mais difícil. Lá fora, as bolsas internacionais caíram após o banco central japonês traçar um cenário mais pessimista para a segunda maior economia da Ásia e não acenar com um aumento de estímulos que animasse o mercado.
Às 9h05 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para abril caía 2,11%, a 47.750 pontos.
Lula perto de se tornar ministro
A presidente Dilma Rousseff só está esperando telefonema do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmando que ele aceita ser ministro de seu governo. A ala petista já dá como certo que ele aceitará o convite, segundo coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O Valor Pro também diz que a nomeação de Lula para o ministério é dada como certa. Já a Época afirma que o ex-presidente resiste aceitar por ver desembarque do PMDB como irreversível. A Folha cita que assessores e ministros que despacham no Palácio do Planalto apontam que o petista já enviou sinais no sentido de que vai aceitar a proposta. Um integrante da equipe de Dilma disse que Lula pode ser anunciado ministro “muito em breve”, em resposta à coluna. A decisão é “uma questão de horas”, disse. O Valor Pro destaca que fontes do Planalto disseram que “falta pouco”, um “convencimento final”, mas no Palácio do Planalto o tema já é tratado sem reservas.


Jader martins on 15 Março, 2016 at 9:44 #

POPULAÇÃO autoriza a prisão de Lula…
A excelente cronica de Rui Daher tambem vale a pena :
http://jornalggn.com.br/blog/rui-daher/agradecimento-publico-por-rui-daher


Jader martins on 15 Março, 2016 at 12:09 #

Jader martins on 15 Março, 2016 at 17:45 #

Não se bate em cachorro morto. Será que está morto mesmo. A bolsa despenca e o dolar dispara. Porque ? Medo da jararaca virar ministro!!!!!!!!!!!


luís augusto on 16 Março, 2016 at 8:52 #

Quer dizer que o cachorro está vivo?


Taciano Lemos de Carvalho on 16 Março, 2016 at 9:05 #

Risos


Jader martins on 16 Março, 2016 at 9:11 #

Interessante a demora em responder . Deve ter pensado muito. Este cachorrinho de estimação é reconhecido no mundo inteiro (ai quantos títulos de Honoris Causa) como o exemplo de diminuir a miséria deste país. Será que vc é daqueles chamam também o bolsa familia de bolsa esmola ? Voce está certo , vamos acabar com o ENEM , Fies , Mais médicos,etc. Viva a Rede Globo!!!!!! Queremos os ínclitos FHC, Temer, Aecio ( seis delações), Alkimim, Richa, Serra ( o da Privataria Tucana) e outros.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos