fev
26


João Santana e Mônica Moura foram presos na
terça-feira (23) (Foto: TV Globo)

DO G1/ O GLOBO

Thais Kaniak

Do G1 PR

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, pediu às autoridades policiais e ao Ministério Público Federal (MPF) que se manifestem em 24 horas sobre a prisão de João Santana e de Mônica Moura. A decisão do juiz é desta quinta-feira (25).

O casal é suspeito de receber dinheiro oriundo no esquema de corrupção na Petrobras desvendado pela Operação Lava Jato. O dinheiro seria, de acordo com as investigações, pagamento de serviços eleitorais prestados ao Partido dos Trabalhadores (PT).

João Santana foi marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff (PT) e da campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006.

A defesa do casal preso na terça (23), pela 23ª fase da Operação Lava Jato, pede a revogação da prisão temporária, que tem prazo de cinco dias, com vencimento no sábado (27). A prisão pode ser prorrogada por mais cinco dias ou então transformada em preventiva, que é por tempo indeterminado – caso a Justiça considere necessário.

Os advogados alegam que João Santana e Mônica Moura já prestaram os esclarecimentos à autoridade policial.

Sobre a manifestação da polícia e do MPF, Moro determina que se esclareçam “eventuais elementos probatórios relevantes já identificados até o momento”.

Além disso, Moro diz no despacho que, para melhor análise, “seria ideal” que a defesa e os investigados disponibilizassem os extratos completos da conta nome da off-shore Shellbil S/A, no Banque Heritage, na Suíça.

Em depoimento prestado por João Santana à Polícia Federal (PF) nesta quinta, o marqueteiro autorizou o acesso integral a todos os dados da conta mantida pela Shellbill no exterior. A oitiva durou mais de três horas, na Superintendência da PF, em Curitiba, onde o casal e os demais investigados estão detidos.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2016
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    29