CRÔNICA

Picadas da mosquita em tempos de triplex no Guarujá

Picadas de Mosquitas entre pedaladas de Presidenta ou exilada forçada de jornalista mãe de filho de ex presidente com artimanhas escancaradas de Eduardo Cunha e cinismo boiadeiro de Renan mais fisgadas de Zicas ou Dicas de dribles à moda de Garrincha. Saudades daquelas pernas tortas.

Ah. Como era bom ver os dribles do Mané. Uma glória. Driblaria a mosquita com certeza. Driblaria melhor que os empreiteiros tentam driblar o Ministério Público. Mané daria a volta no Cunha e suas manobras. Quiçá desvendaria o impasse do FHC pai de filho negado. Mané pai e amante assumido. Prisioneiro do amor e do álcool mas sobretudo da paixão de um povo que amava seu futebol.
O Mané das muitas filhas e da Elza. O Mané que teve um filho roubado pelo destino trágico.

Esse Mané é melhor que qualquer estratégia de combate à microencefalia. Era o craque dos melhores tempos. Antes de tantas corrupções expostas e tanto cinismo na nossa cara.
Saudades dos seus loucos dribles.

Driblem-se Mosquitas. Gol contra governantes indigestos. Escanteios a favor de times vendidos aos industriais das dores humanas.
Ano de Olimpíadas ou ano de grandes derrotas?
Salvemos a memória dele. Garrincha faz muita falta. Ela daria conta das Mosquitas e das desditas.
Zombaria dos três poderes. Com seu jeito interiorano ia tirar de letra tanto justiques inexplicável. Mané ia dar um banho de sensatez nessa doidice que é o Brasil de agora.

E a glória justa seria sua eleição como o melhor exemplo de brasileiro assumidamente sofrido, injustiçado e honesto. Não teve patrocínio de empreiteiros. Mas tem o carinho eterno do povo brasileiro. Mané não morou no Guarujá. Mas mora no coração da gente.

Cida Torneros é jornalista e escritora. Mora no Rio de Janeiro, onde é editora do Blog da Mulher Necessária (Blog da Cida)

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 23 Fevereiro, 2016 at 7:40 #

Bom dia Vitor e toda a turma do BP. Saudades dos dribles honestos do nosso Mané Garrincha. No país que era do futebol ainda. Eternas saudades!


Taciano Lemos de Carvalho on 23 Fevereiro, 2016 at 9:05 #

Mané, sim. O melhor jogador de futebol de todos os tempos. Faz muita falta os seus dribles.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2016
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    29