DO G1/ O GLOBO
DO G1/ O GLOBO
Henrique Gomes Batista
Com favoritismo dos candidatos mais fora do centro polÃtico, New Hampshire votou na segunda disputa das primárias para Presidência dos Estados Unidos. Apesar da apuração em estado inicial, CNN, “New York Times” e AP apontaram por pesquisas de boca-de-urna que o magnata Donald Trump ganhou a prévia republicana, enquanto o senador socialista Bernie Sanders derrotou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton — que logo admitiu derrota.
A maioria dos postos de votação no estado abriu à s 6h (9h de BrasÃlia), e fechou até as 19h, mas o movimento excepcional em alguns distritos forçou o prolongamento do horário das urnas. Nos primeiros resultados, os dois mantinham vantagens confortáveis e esperadas. O número de delegados que representariam a preferência dos eleitores seguia incerto.
Os atrasos na contagem se devem à participação recorde de eleitores, estimada em 21 mil a mais que os 529 mil que foram às urnas nas primárias de 2008 (em 2012 houve apenas disputa republicana, pois Barack Obama tentava a reeleição). Segundo suas projeções, 282 mil devem votar na disputa republicana, que escolhe 23 delegados para a convenção de julho, e 268 mil participarão pelo Partido Democrata, que elege 32 delegados para a convenção nacional, também em julho.
Para ajudar a entender o momento politico/eleitoral nos EUA: