DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Tese de Pinheiro no PDT cai em 24 horas

É da natureza da atividade política que o candidato a um cargo qualquer afirme que não o é, mesmo que, nos bastidores, trabalhe freneticamente pela indicação.

No caso do senador Walter Pinheiro, esse princípio não se aplica na atualidade, porque ele não, simplesmente, “desmentiu” a intenção de disputar a Prefeitura de Salvador ao ser indagado pela imprensa, meses atrás, quando foi incluído numa relação oficial do PT.

Bem ao contrário, deu uma declaração pública desautorizando a indicação do seu nome pelo partido, e mais ainda: revelou que comunicou essa indisposição à própria diredção partidária.

O noticiário em torno do senador, no entanto, vem, há muito tempo, levantando as mais esquisitas teses que o levariam a enfrentar, em outubro, o prefeito ACM Neto.

A mais recente é de que ele se filiaria ao PDT, que passaria a comandar na Bahia, movimentação cujo mérito principal seria tirar a ex-legenda brizolista da órbita do prefeito, que conta lá com o fiel escudeiro deputado Félix Mendonça Júnior.

Pela inconsistência, a versão não durou 24 horas, pois, ao invés do enfraquecimento dos vínculos, o que se deu foi seu reforço, consubstanciado pela nomeação do ex-deputado Severiano Alves para uma importante secretaria municipal.

Patrimônio não se joga fora

Se a construção é fantasiosa perante a política que vem empreendendo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que preferiu Félix Jr. ao deputado Marcelo Nilo e sua bancada de parlamentares e prefeitos, tão inverossímil aparenta quanto ao senador.

Pinheiro tem um patrimônio político consolidado em seis mandatos – de vereador, deputado federal e senador – e uma aura de respeitabilidade incomum entre os grandes nomes petistas.

A esta altura de sua trajetória, mudar-se, de repente, ainda que “a pedido” do governador Rui Costa, seria um passo no escuro, que poderia torná-lo joguete em mãos de terceiros e, por cima, minar todo o prestígio que conserva internamente em seu partido.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2016
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031