DEU NO PORTAL DE NOTÍCIAS G1/ O GLOBO
Filipe Matoso e Roniara Castilhos
Do G1, em Brasília
Antes de embarcar para o Equador – onde participará de encontro de cúpula dos chefes de Estado da Celac – a presidente Dilma Rousseff convocou nesta terça-feira (26) ao Palácio do Planalto oito ministros para discutir, entre outros temas, a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado “Conselhão”, que será realizada na quinta-feira (28).
Participaram do encontro no gabinete da presidente: Jaques Wagner (Casa Civil), Valdir Simão (Planejamento), Nelson Barbosa (Fazenda), Kátia Abreu (Agricultura), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Alexandre Tombini (Banco Central), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Aloizio Mercadante (Educação) – mesmo Mercadante não fazendo parte da equipe econômica, ele ocupou o cargo de secretário-executivo do conselho.
O “Conselhão” se reunirá em Brasília na próxima quinta após um ano e meio sem encontros – o último ocorreu em junho de 2014. A retomada do grupo é uma das estratégias da presidente Dilma Rousseff para encontrar alternativas para o país superar a crise econômica que enfrenta e retomar o crescimento.
Com o tema “Caminhos para a retomada do desenvolvimento sem inflação e com crescimento sustentável”, o conselho se reunirá em Brasília com o objetivo de “repactuar o diálogo” entre o poder público, empresas e a sociedade como um todo.
O encontro de Dilma e os ministros começou por volta das 9h50 e até a última atualização desta reportagem não havia sido encerrado e não havia previsão de entrevista coletiva no Palácio do Planalto por algum integrante da equipe econômica.
Integrantes
De acordo com a assessoria da Casa Civil, o decreto com os nomes dos 90 integrantes do “Conselhão” ainda não saiu no “Diário Oficial da União” porque alguns dos conselheiros ainda não confirmaram presença.
Mesmo sem a publicação, contudo, o governo já confirmou parte dos nomes. Entre eles, estão Luiz Trabuco (Bradesco), Roberto Setúbal (Itaú), Cláudia Sender (TAM), Alberto Broch (Contag), Creuza Oliveira (Fenatrad), Luiza Trajano (Magazine Luiza) e Warlei Martins (Cobap).
Criado em 2003 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o conselho é presidido por Dilma e por representantes de empresários, de movimentos sociais, de sindicatos e de representantes da sociedade civil.