DEU NO POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
Em resposta a Dr. Eserval
Quer saber o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Eserval Rocha, por que o Poder Legislativo tem direito a polpudas suplementações orçamentárias, enquanto o Judiciário chupa dedo, chora pitangas e tem de purgar a crise.
Ora, desembargador, é porque a Assembleia Legislativa pode reprovar projetos do governo, instalar comissões parlamentares de inquérito, negar autorização para empréstimos e derrubar vetos do governador, entre outras prerrogativas que podem ser exercidas para criar obstáculos.
Além disso, a Assembleia, desde a mudança da balança polÃtica da Bahia, em 2007, é um polo efetivo de poder, onde o presidente Marcelo Nilo e seus comandados só apoiam se estiverem muito bem satisfeitos.
No Judiciário, o presidente, tadinho, pode pouco e ainda é trocado de dois em dois anos num rodÃzio burocrático.