DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

A República bambeia e Dilma está voando

Os jornais e televisões mostram a presidente Dilma Rousseff, dentro de uma aeronave, “sobrevoando” as enchentes no Rio Grande do Sul, sua terra adotiva.

A cena é aquela que, mesmo não estando publicada neste blog, que não usa imagens, pode ser facilmente presumida: a presidente, com o olhar grave à janela, apontando para algo que pode estar a milhares de metros dela.

Trata-se de cena de marketing político que remonta, talvez, aos primórdios da aviação, quando essa “ciência” nem existia. O governante vai lá, espia a desgraça e transmite aos eleitores vitimados a certeza de que haverá providências.

Bobagem. Temos visto ao longo das décadas a demagogia aérea nas mais variadas catástrofes, com promessas esquecidas mal acaba o telejornal.

Poderíamos até conjeturar sobre o que está divisando a presidente a tantos pés de altura: uma vaca alpinista? A carteira de identidade perdida de algum indigitado? Quem sabe sua popularidade, a considerável distância.

A impressão que dá é que a presidente sofre de uma síndrome crônica de Revolução Francesa ou, num exemplo caseiro e mais modesto, de Baile da Ilha Fiscal.

Um foi um movimento popular de força incoercível, o outro, evento social certamente de alto consumo de brioches. E ambos, cada um a seu modo, terminaram em república.

No presente caso, a ideia do povão, se lhe fosse dado o condão de conhecer e decidir, seria revogar a república, Dilma junto, como sua expressão atual. Só que parece que ela não está enxergando.

Be Sociable, Share!

Comentários

Taciano Lemos de Carvalho on 28 dezembro, 2015 at 7:16 #

“O Corpo Fala”, já diziam em livro Pierre Weil e Rolando Tompakow. A foto acima revela que ela com seu braço esquerdo e, principalmente, seu dedinho apontando para coisa nenhuma e o distante olhar da catástrofe sobrevoada, não está preocupada com o que acontece. Seu pensamento está nas nuvens. Sequer soube fingir para a foto marqueteira. Repare bem no dedinho e no punho. Eles falam.


Vanderlei Zanetti on 28 dezembro, 2015 at 9:25 #

Ela não colocou os pés nas lams de Mariana, como também não colocou os pés nas águas do Rio Grande do Sul, como faz normalmente, na cara de pau, em todas as demais ocasiões como essas.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2015
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031