Praça Castro Alves – Cidade da Bahia

CRÔNICA

Feliz a rezar

Gilson Nogueira

Há um festival de amplexos, apertos de mãos, beijos e acenos gerais nas ruas de Salvador. O trânsito flui como se estivesse sob o efeito de Rivotril. Aquele buzinar neurastênico dos dias comuns da semana silencia e deixa o espaço livre para os votos de Feliz Natal de cada um. A indelicadeza do dia a dia sucumbe ao clima da festa maior da cristandade.Tudo sugere paz, ainda que, em todos os bairros da capital do berimbau, a violência, a qualquer instante, possa fazer uma surpresa. E matar.

Perto das luzes que piscam felicidade, há, infelizmente, a mãe barriguda dependendo da moeda jogada na caixa de papelão para alimentar os filhos que batem com as mãos, em gemido inaudível, no vidro dos carros. Um Natal sem Papai Noel. Há, também, ali, o marginal fantasiado de bonzinho a bisbilhotar o vai e vem das pessoas de bem nas compras natalinas para dar o bote como jararaca bem rodada.

O medo, em decorrência da falta de policiamento fixo em locais de compras, fora de shoppings, permanece. Apesar do astral natalino, o inferno é aqui, diz o sujeito que teve a carteira de cédulas roubada no Farol da Barra.

Tenha-se, ou não, o cheiro do peru ou do frango no forno dominando os ares e a expectativa do abraço de familiares e amigos, no calor de logo mais, o medo de ser vítima da violência na Cidade da Bahia deve ser um dos temas das conversas da noite mágica. Um exemplo, a grosseria do vendedor de peixe com o cliente que disse a ele ter achado o badejo mole. A estupidez do moço não afastou a sua fé na salvação da humanidade. Afinal, para ele, a sensação do sagrado, decantado pela monja Coen, está ao nosso redor. “A luz infinita banha tudo e todos”.

E enquanto eu procurava escutar a sinfonia da tarde caindo despenca no meu colo um cartão da Coca Cola com os seguintes dizeres: Existem razões para acreditar.Os bons são maioria.

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador da primeira hora do BP

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2015
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031