DO CORREI24HORAS

Da Redação

Vaias e gritos de apoio de ‘não vai ter golpe’ marcaram a chegada da presidente Dilma Rousseff à inauguração da Estação Pirajá, em Salvador, na manhã desta terça-feira (22). Ao lado do governador Rui Costa, do prefeito ACM Neto, e de políticos locais, a presidente falou da conclusão do projeto original da Linha 1.

“Ela [a Linha 1] já está pronta, e agora nós estamos acompanhando uma ampliação até Cajazeiras, uma vez que lá nós temos uma população imensa esperando pelo metrô”, disse Dilma Rousseff.

A presidente interrompeu o discurso para falar sobre os gritos de ‘Não vai ter golpe’. “Impeachment em si não é golpe. Ele vira golpe quando não há qualquer fundamento legal”, disse. “Não há fundamento legal porque tenho uma vida ilibada. Meu passado, meu presente, não há nenhuma acusação fundada contra mim”, disse. “A Constituição é clara: se faz impeachment quando há crime de responsabilidade. Não há nenhum crime de responsabilidade. Eu sequer fui julgada.”

O prefeito ACM Neto falou do apoio com o governo do estado que concluiu o longo processo de implantação do metrô. “Era uma novela que se estendia por 12 anos e parecia que não teria fim. Os soteropolitanos deixaram de acreditar que isso seria possível. Mas colocamos os interesses da população em primeiro plano, deixamos de lado as disputas eleitorais, em uma demonstração de compromisso público e cidadania”

O terminal completa o trecho de 12 quilômetros de extensão e mais sete estações: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá.

“Além de um design inovador, por fora e por dentro, tendo inclusive passagem entre os carros, num vão único, pensamos numa homenagem aos dois maiores times da Bahia”, comentou José Gracco, gestor de implantação da CCR Metrô Bahia.

Novos trens do Metrô têm bancos homenageiam Bahia e Vitória

Juntando-se aos seis trens existentes, serão 40 composições para serviço nas linhas 1 e 2. Três dos novos trens já estão estacionados na estação Pirajá. O primeiro começa a operar no final de março ou início de abril.

Ainda conforme Gracco, os novos trens “estão entre os mais modernos do mundo”. Concluídas as duas linhas, teremos 41 quilômetros e meio de trilhos e 22 estações. “Aí seremos o terceiro maior metrô do Brasil”, afirmou.

O governo conclui o projeto original da Linha 1 em dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município para o estado, em maio de 2013.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2015
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031