dez
16

DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

OPINIÃO

Só resta o Supremo para fechar o circo

Com a frieza e a autoconfiança de sempre, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, apareceu pouco depois da sessão do Conselho de Ética que decidiu, nesta manhã, pela continuidade do processo que o investiga por quebra do decoro, que pode lhe custar o mandato ou, pelo menos, o cargo.

“Confio na Justiça e vou provar minha inocência”, sintetizou, em certo momento da entrevista coletiva, sua posição, certamente acreditando na completa inocência – no outro sentido – de grandes contingentes da população, o que equivaleria a ter fé cega, também, no Papai Noel, cujo dia se aproxima.

Mas talvez não esteja tão longe da verdade, se é que esta pode frequentar ambiente tão hostil: a vitória por 11 a 9 pela tese da admissibilidade, empurrada a dura determinação pelo presidente da Comissão, José Carlos Araújo, terá contestação judicial, como o próprio “representado” adiantou.

A aceitação do relatório do deputado Marcos Rogério como sendo uma “continuidade” do que foi elaborado pelo relator destituído, Fausto Pinato, parece sem fundamento regimental, argumento reconhecido até por parlamentares que querem cassar Eduardo Cunha, mas veem na decisão de hoje vício de nulidade.

Os fatos, para os pouco otimistas, sinalizam para mais sessões inúteis do Conselho até que o assunto seja resolvido na sua fase inicial, de instauração do processo, devendo ser alcançada, como na inflação, a marca dos dois dígitos, já que o espetáculo de hoje foi o oitavo.

Há pela frente muitos pedidos de vista, contestações orais, questões de ordem e verificações de quórum, a menos que o Supremo Tribunal Federal, fazendo jus ao epíteto, decida que essa temporada circense de mais de um ano tem de se acabar.

Be Sociable, Share!

Comentários

Mariana Soares on 16 dezembro, 2015 at 9:11 #

Não sei se será o STF, mas alguém tem que dar um BASTA nesse circo de horrores que estamos vivendo.
Estamos vivendo dias de total e absoluta insegurança política e jurídica.
Seja o que for que tiver de acontecer, que seja logo, para que, logo também, possamos arregaçar as mangas e reconstruir o nosso País.


rosane santana on 16 dezembro, 2015 at 11:06 #

O placar de 11×9, na Comissão de Ética, sofrivelmente conduzida por José Carlos Araújo, cuja ética é bem conhecida, é revelador de que Eduardo Cunha ainda não foi para a cadeia, porque tem sustentação nos três poderes da República. Ninguém se engane. Os fatos estão a demonstrar, de maneira contundente isso.


Mariana Soares on 16 dezembro, 2015 at 12:51 #

Com certeza, Rosane.
Creio que ninguém tem dúvida disso!
Se assim não fosse, ele não estaria fazendo 1% do que vem fazendo, sem trégua ou medo de ser feliz.
Quer apostar quanto que não vão encontrar qualquer prova contra ele nessa busca e apreensão realizada pela PF ontem? Tampouco pensem que vão encontrar qualquer vestígio nos celulares apreendidos.
Toda a República sabe o que Eduardo Cunha fez e faz e quão vergonhosa é o seu modo de atuar no Parlamento e fora dele. E por que vc acha que pegam todo mundo, inclusive um Senador da República no exercício do cargo, por atos, até agora, de menor dimensão que os que Cunha pratica e alardeia por aí, e a ele não?
Ele tem total segurança da impunidade e deve está rindo da nossa cara a cada nova arbitrariedade que pratica.
Eduardo Cunha, para mim, é o pior que existe no nosso Parlamento.
Como moro em Brasília, morro de medo de encontrar com ele na rua ou em qualquer lugar público, porque, juro por Deus, não sei se seria capaz de conter o ódio que sinto por ele. Pronto falei!


Jader martins on 16 dezembro, 2015 at 13:09 #

Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2015
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031