Um grupo de seis homens aborda uma estudante dentro de um ônibus na Índia. Eles estupram a jovem que morre dias depois no hospital. Revoltadas, as mulheres da Índia vão às ruas protestar e engajam a população, detonando uma onda mundial de indignação contra esse tipo de violência. Esse é o mote do filme India’s Daughter (Filha da Índia) que, censurado em seu país, será exibido no dia 10/12 (quinta-feira), no Colégio Salesiano, no bairro de Nazaré, às 16h. A sessão será seguida por um debate com Viviana Santiago, Especialista de Gênero da Plan, e Dinsjane Pereira, Coordenadora de Proteção Especial da SEMPS, com mediação da Marta Alencar, da FIEMA. O filme tem duração de uma hora e classificação indicativa de 18 anos.

Dois dias depois, no domingo dia 13/12, 50 jovens das escolas públicas Alfredo Magalhães, Euricles de Matos e Azevedo Fernandes, irão fazer um Passeio Pedagógico, passando por pontos turísticos do centro de Salvador, para distribuir a cartilha da campanha “Quanto Custa a violência sexual contra meninas?” com informações sobre como identificar um abuso e o passo a passo da denúncia. Estes estudantes são Jovens Mobilizadores e fazem parte do projeto Turismo e Proteção a Infância em Salvador que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, as redes de proteção a criança e ao adolescente e o trade turístico sobre a importância de proteger nossas crianças da exploração sexual comercial.

“Estas ações são importantes para refletir sobre o tema da violência contra as mulheres. O filme traz à tona importantes questionamentos quanto à cultura do estupro, o que precisa ser debatido em toda a sociedade”, explica Viviana. “Envolver jovens nesta mobilização de conscientização também é extremamente positivo, pois quanto mais cedo uma menina e um menino compreenderem esta cultura, maiores são as chances dela ser desconstruída o quanto antes”.

A distribuição da cartilha e a exibição do filme estão acontecendo em diversas cidades do Brasil como ações da campanha “Quanto Custa a Violência Sexual contra as Meninas?”, promovida pela Plan International Brasil, organização humanitária internacional pelos direitos da criança e do adolescente, que faz um alerta para o País. “A maioria dos estupros não é cometida por desconhecidos na rua. Por aqui, os abusos geralmente acontecem dentro de casa e são realizados por conhecidos das meninas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mais da metade dos casos acontece com meninas menores de 13 anos”, afirma Anette Trompeter, diretora nacional da organização.

A campanha “Quanto Custa a Violência Sexual contra as Meninas?” pretende promover e qualificar o debate sobre a violência sexual contra as meninas que já chega a mais de meio milhão de casos por ano no Brasil. Para isso, além de peças de comunicação e ações em mídias sociais, contará com uma rede de organizações de todos os setores na realização de iniciativas pelo Brasil, desde a exibição do filme India’s Daughter (Filha da Índia) e debates sobre a violência sexual contra meninas, passando pela elaboração de materiais informativos sobre a identificação de abuso e violência sexual, como denunciar estes crimes e procurar a rede de atendimento para meninas que sofreram com este crime. Mais informações sobre a campanha na página do Facebook.

O estupro é considerado um dos crimes menos notificados do Brasil, apesar de ser tratado como hediondo pela justiça. Cerca de 50 mil casos de estupro são denunciados todos os anos no Brasil, mas estima-se que isso represente menos de 10% do total de casos. Aquelas que passam por essa situação deixam de denunciar com medo de represálias, com vergonha de se expor, e até mesmo com receio de serem culpadas ou tachadas pela violência sofrida.

O cenário é ainda pior quando se considera o universo infantil. Uma série de situações previstas como crime no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que adultos se aproveitam da fragilidade das crianças para ter satisfação sexual, não é entendida da mesma forma por parte da população.

India’s Daughter (Filha da Índia)

Salvador – BA

Quando: 10/12 às 16h.

Onde: Colégio Salesiano

Praça Conselheiro Almeida Couto, 374 – Nazaré

Ingressos: Gratuito, para maiores de 18 anos

Turismo Pedagógico

Vivendo a história da Bahia – Visita guiada ao Centro da cidade de Salvador

Quando: 13/12, a partir das 7h

Roteiro:

07h – Saída do Rio Vermelho

07h30 – Pelourinho

08h30 – Bairros da Vitória e Graça

09h – Porto da Barra

09h30 – Farol da Barra – Visita ao Museu Náutico

11h – Mobilização no Farol

11h30 – Retorno para as escolas

Sobre a Plan

A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 70 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.

Sobre a Catalize

A Catalize, produtora de causas, é uma empresa de comunicação para a transformação social. Em 2014, sua equipe criou a campanha Repense, de conscientização sobre o potencial terapêutico da cannabis. Usando diversas ferramentas de comunicação e engajamento, ela criou uma mobilização social que levou o governo e o Conselho Federal de Medicina a aprovarem o uso de derivados da planta para a epilepsia. A campanha foi finalista da edição 2014 do prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, recebeu o prêmio Architects of the Future da Fundação abc* (Miami) e a porta-voz da campanha recebeu o prêmio Trip Transformadores 2015.

Apoio :: Taturana Mobilização Social | www.taturanamobi.com.br ::

A TATURANA é um negócio social que atua na difusão de obras audiovisuais brasileiras. Desde 2013, realiza ações de mobilização social e articula circuitos alternativos de exibição e atividades socioculturais para filmes, como os documentários Elena (2013), Ilegal (2014), Sem Pena (2014) e A Lei da Água (2015). Essas ações já mobilizaram milhares de espectadores em circuitos alternativos e centenas de rodas de conversa, e têm como objetivos: Democratizar o acesso ao cinema brasileiro; Formar público para a cultura audiovisual; Engajar pessoas em causas socialmente relevantes; Ocupar espaços públicos e de interesse público com atividades socioculturais.

Mais informações para a imprensa com:

Lead Comunicação – (11) 3168-1412 – www.lead.com.br

Luiz Soares – Ramal 20 – (11) 98752-4637 – luiz@lead.com.br

Janaina Franca – Ramal 24 – (11) 98449-9317 – janaina@lead.com.br

Karol Coelho – Ramal 18 – (11) 98032-8523 – karol@lead.com.br

Janaina Franca
55 11 98449-9317
55 11 3168-1412 (ramal 31)
www.lead.com.br
@leadcomunica

Lead Comunicação

AVISO LEGAL
Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) a quem é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se você não for destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, por ser ilegal. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retorne este e-mail, removendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle. Fica desprovida de eficácia e validade a mensagem que contiver vínculos obrigacionais, expedida por quem não detenha poderes de representação.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2015
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031