dez
09
Postado em 09-12-2015
Arquivado em (Artigos) por vitor em 09-12-2015 00:08

DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Cunha trama nova trapaça, entre tantas

À luz do dia, o deputado Eduardo Cunha engendra em seu favor mais uma regimentalidade: quer decretar o recesso do Congresso Nacional para que não possam ir adiante, por pelo menos 40 dias, o processo de impeachment da presidente Dilma e o movido contra ele próprio no Conselho de Ética da Câmara.

Parece contraditório Cunha retardar os passos do impeachment, mas não segundo a sua lógica pessoal. Se o “caso Dilma” for apreciado agora, sem interrupção, a presidente tem grande chance de escapar, porque, diz-se, não lhe seria difícil obter na Câmara os 172 votos que arquivariam o projeto de sua derrubada.

Cunha prefere que a inflação e o desemprego cresçam ainda mais e isso deságue na rejeição integral do povo brasileiro a Dilma, condição que encorajaria de vez os aventureiros sedentos por meter a mão na coroa. Simultaneamente, a ação por falta de decoro que pode cassar-lhe o mandato aguardaria o milagre de melhor desfecho.

Os otimistas a toda prova dizem que as revelações, prisões e condenações no país são demonstração inequívoca de pleno funcionamento das instituições. Mas enquanto numa das maiores – a Câmara dos Deputados – continuarem as claras e vergonhosas manobras que temos registrado, incluindo as que cancelam sessões e atrasam indicações de nomes, o cheiro de farsa prevalecerá.

Foram para trás das grades os maiores empresários do Brasil, o senador líder do governo, diversos ex-deputados e o ex-ministro mais forte do partido no poder há 13 anos. Imaginava-se, portanto, que a cidadania não toleraria que um homem como Eduardo Cunha chegasse a legitimar o estelionato político.

Recesso é receita para agravar a crise

Esclarecendo as últimas manobras de Cunha: apesar de a Constituição determinar expressamente que “a sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias”, ele encomendou à sua “assessoria” um “parecer técnico” que fecha o Congresso de 23 de dezembro a 31 de janeiro.

A LDO deveria ter sido votada no primeiro semestre, foi-se atrasando na pauta, em parte por causa do avanço da crise. Agora, são necessários pelo menos 257 votos à sua aprovação, e nas circunstâncias atuais esse número só seria alcançado por acordo, hipótese aparentemente fora do horizonte.

Como se supõe que a pretensão de Cunha não deverá prosperar, até por recurso judicial, o mais provável é que o Congresso siga funcionando, pela elementar conclusão de que os trabalhos do Poder Legislativo não podem ser interrompidos em meio à verdadeira convulsão política em que se encontra o país, como atesta o virtual rompimento do vice-presidente Michel Temer com a presidente.

Não se conceberia, a esta altura dos fatos, que o Congresso Nacional entrasse – por interesses ocultos, embora conhecidos – no que a opinião pública entende como “férias”. Impor o recesso seria apenas agravar a crise e postergar, com mais sofrimento, qualquer tentativa de solução. Está chegando a hora de o Brasil encarar a si mesmo – mais uma vez.

Be Sociable, Share!

Comentários

Jader martins on 9 dezembro, 2015 at 6:12 #

Pois é Luis , aqui fica a pergunta : Por que o Janot ainda não denunciou o Cunha ? Por muito menos(?) o Delcidio foi preso!!!! Este ser deprezível quer colocar fogo no país para se salvar.


Taciano Lemos de Carvalho on 9 dezembro, 2015 at 8:16 #

O que tem feito Cunha até hoje a não ser trapacear?

Nada, absolutamente nada.


Taciano Lemos de Carvalho on 9 dezembro, 2015 at 8:48 #

Com as trapaças de Cunha na Câmara, e também na Lava-Jato e mil coisas mais, vem à lembrança o desenho animado Pinky e Cérebro que passava (ou passa?) na TV.

Pinky para o Cérebro:

— Cérebro o que você quer fazer esta noite?

Cérebro responde:
—A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky… Tentar conquistar o mundo!

No caso de Cunha, todas as noites e dias ele (seu grupo) só pensa em conquistar o Brasil. É verdade que já tentou conquistar pelo menos a África, com seu boi ralado e enlatado.

Atentem para o fato de que Pink e Cérebro são ratos.


luis augusto on 9 dezembro, 2015 at 9:14 #

Só a correção de um erro cometido no original: são 171 deputados para barrar o impeachment.


luiz alfredo motta fontana on 9 dezembro, 2015 at 9:48 #

Caro Luís

Nada como o 171 para traduzir e sustentar esse governo.


Jader martins on 9 dezembro, 2015 at 11:19 #

Mariana Soares on 9 dezembro, 2015 at 13:30 #

Concordo com o Jader!
Alguém precisa parar o Cunha e urgentemente!!!
Ele vai detonar o país inteiro e um cisco não cai naquele olho medonho dele!!!
Não é possível ou mesmo crível que ele faça tudo o que está fazendo e nada aconteça com ele, sequer se inicie um simples processo na Comissão de Ética contra ele?!?!?!


luiz alfredo motta fontana on 9 dezembro, 2015 at 15:21 #

Assistindo a sessão do Conselho de Ética.

Algumas considerações:

Cunha, o vilão nacional, é gênio?
Não, mas seus adversários são limítrofes.

O presidente da comissão de ética é um asno de todo gênero?
Talvez, mas o benefício da dúvida insta verificar se sua ação errática e amadora não teria sido adredemente negociada com o próprio Cunha.

O que dizer de Pinato?
Melhor calar para evitar constrangimentos de quem possa ouvir.

O deputado Zé Geraldo, PT-BA, entra para a crônica como o oferecido claudicante, quase assumiu mas foi feito de tolo. Mereceu.

Este é com certeza o pior conselho de Ética de todos os tempos, muares fariam melhor, mesmo que presididos por uma anta genuína com selo de qualidade do IBAMA.

Resumo da opereta:

Cunha triunfa entre amentais de todo gênero.


luiz alfredo motta fontana on 9 dezembro, 2015 at 15:23 #

E assim, tal qual um pastelão de saltimbancos, o conselho torna nulos todos os atos praticados.

cunha conhece os seus!


luiz alfredo motta fontana on 9 dezembro, 2015 at 16:34 #

Correção: Zé Geraldo é do PT-PA


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2015
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031